Porta-vozes do agronegócio:
uma análise crítica das fontes de notícias sobre a soja na Folha de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n15p47-62Resumo
A Folha de São Paulo é um dos maiores jornais do Brasil em termos de alcance e credibilidade. Diante da extensa pauta de notícias, o foco reside nas publicações sobre o agronegócio durante o primeiro semestre de 2015. O objetivo geral é investigar criticamente quais são os agentes sociais e/ou instituições utilizados como fonte de notícias pela Folha de São Paulo quando o tema é soja no Mato Grosso. Por meio da análise de conteúdo, constatou-se que o jornal publicou nove notícias sobre o tema, as quais mencionaram 59 fontes de notícias, categorizadas em oficial, especialista e agronegócio. Essa seleção específica culmina na veiculação de notícias que atendam aos interesses das fontes, como aquelas com cunho totalmente positivo sobre a temática. Esta prática coloca em questionamento se o enunciador de fato possui uma postura plural e democrática no que tange a publicação daquele tipo de pauta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.