Espaço urbano e as suas transformações pela lente da semiótica urbana

Palavras-chave: Espaço urbano; Comunicação; Semiótica urbana; Varejo e Consumo

Resumo

Entendendo a cidade como produtora de sentido por meio de suas imagens, se faz necessário compreender como estes signos influenciam a paisagem urbana. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o potencial de influência da imagem do varejo nas transformações da espacialidade urbana, tendo como especificidades, verificar os lugares de fixos e de fluxos; verificar a história ambiental e sua relação com o usuário; identificar as transformações físico-contextuais da imagem do varejo. A metodologia utilizada caracteriza este estudo como uma pesquisa descritiva, qualitativa, documental e bibliográfica e emprega a técnica de observação do espaço urbano em questão e as demais interações com o mesmo, por meio de análises semióticas urbanas da cidade de Londrina-PR, na década de 1940 e no ano de 2018. Pode-se afirmar que a cidade enquanto produtora de sentido por meio de suas imagens constrói sua paisagem utilizando como suporte a comunicação da sua espacialidade.

Biografia do Autor

Desire menezes torres, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

outora em Comunicação e Semiótica na PUC SP (2009); mestre em Administração de Empresas - Gestão de Negócios, na Universidade Estadual de Londrina (2003), especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e graduada em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas, na Universidade Estadual de Londrina (1996).  Atualmente é Professora na Universidade Estadual de Londrina, no Curso de Relações Públicas, a É lider do Projeto de Pesquisa (UEL) Os discursos do varejo na espacialidade urbana  Autora do livro Supermercado: um não lugar. Coordenadora do Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cidade. Membro do Comitê de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humano, da UEL.

Adriano Rodrigues de Almeida, UEL

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação. 

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Publicado
2019-04-22
Como Citar
torres, D., & de Almeida, A. (2019). Espaço urbano e as suas transformações pela lente da semiótica urbana. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 7(14), 179-198. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p179-198