Espaço urbano e as suas transformações pela lente da semiótica urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p179-198

Resumo

Entendendo a cidade como produtora de sentido por meio de suas imagens, se faz necessário compreender como estes signos influenciam a paisagem urbana. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o potencial de influência da imagem do varejo nas transformações da espacialidade urbana, tendo como especificidades, verificar os lugares de fixos e de fluxos; verificar a história ambiental e sua relação com o usuário; identificar as transformações físico-contextuais da imagem do varejo. A metodologia utilizada caracteriza este estudo como uma pesquisa descritiva, qualitativa, documental e bibliográfica e emprega a técnica de observação do espaço urbano em questão e as demais interações com o mesmo, por meio de análises semióticas urbanas da cidade de Londrina-PR, na década de 1940 e no ano de 2018. Pode-se afirmar que a cidade enquanto produtora de sentido por meio de suas imagens constrói sua paisagem utilizando como suporte a comunicação da sua espacialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Desire Menezes Torres, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

outora em Comunicação e Semiótica na PUC SP (2009); mestre em Administração de Empresas - Gestão de Negócios, na Universidade Estadual de Londrina (2003), especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e graduada em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas, na Universidade Estadual de Londrina (1996).  Atualmente é Professora na Universidade Estadual de Londrina, no Curso de Relações Públicas, a É lider do Projeto de Pesquisa (UEL) Os discursos do varejo na espacialidade urbana  Autora do livro Supermercado: um não lugar. Coordenadora do Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cidade. Membro do Comitê de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humano, da UEL.

Adriano Rodrigues de Almeida, UEL

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação. 

Downloads

Publicado

22-04-2019

Como Citar

TORRES, Desire Menezes; DE ALMEIDA, Adriano Rodrigues. Espaço urbano e as suas transformações pela lente da semiótica urbana. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 7, n. 14, 2019. DOI: 10.22484/2318-5694.2019v7n14p179-198. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3426. Acesso em: 21 dez. 2024.