O Brasil entre duas Copas

comunicação e inovação nos campeonatos mundiais de futebol de 1950 e 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n16p163-193

Resumo

O presente artigo analisa as mudanças na comunicação e as inovações ocorridas nessa área entre as Copas do Mundo de 1950 e 2014, realizadas no Brasil. A partir de uma perspectiva interdisciplinar de análise comparada, são abordadas as principais alterações na relação entre mídias e esportes - notadamente o futebol - no contexto histórico de transformações sociais motivadas pelos avanços tecnológicos, em especial os que impactaram nas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Analisar o ambiente comunicacional em torno de cada uma das copas do mundo resulta num traçado de duas realidades distintas, onde a relação entre o homem e as mídias, tecnologias, comunicação e inovações nesse campo se dão com objetivos igualmente distintos, dadas as demandas sociais e mercadológicas de cada época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Eduardo Karls, Universidade Veiga de Almeida - UVA

Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado em Estudos Sociais - Licenciatura Plena em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul/RS (UNISC). Coordenador, professor e tutor do Curso de História modalidade EAD da Universidade Veiga de Almeida. Professor do Curso de História (presencial) da Universidade Veiga de Almeida. Professor de História da Escola Modelar Cambaúba. É pesquisador e um dos coordenadores do SPORT - Laboratório de História do Esporte e Lazer, ligado ao PPGHC/UFRJ.

Cecilia Seabra Gomes da Silva, Universidade Veiga de Almeida - UVA

Atua há 20 anos em projetos estratégicos de comunicação para uma centena de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atualmente, é consultora em estratégia de comunicação, conteúdo e relacionamento, docente de Comunicação e Inovação, Comunicação Corporativa e Relacionamento com a mídia na graduação em Jornalismo e na pós-graduação lato sensu da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Mestranda vinculada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM UERJ), é jornalista formada pela Facha e tem especialização em Economia e Gestão da Sustentabilidade pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Karls, C. E., & Silva, C. S. G. da. (2019). O Brasil entre duas Copas: comunicação e inovação nos campeonatos mundiais de futebol de 1950 e 2014. Tríade: Revista De Comunicação, Cultura E Mídia, 7(16). https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n16p163-193

Edição

Seção

ARTIGOS - Outras Perspectivas

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##