O Brasil entre duas Copas
comunicação e inovação nos campeonatos mundiais de futebol de 1950 e 2014
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n16p163-193Resumo
O presente artigo analisa as mudanças na comunicação e as inovações ocorridas nessa área entre as Copas do Mundo de 1950 e 2014, realizadas no Brasil. A partir de uma perspectiva interdisciplinar de análise comparada, são abordadas as principais alterações na relação entre mídias e esportes - notadamente o futebol - no contexto histórico de transformações sociais motivadas pelos avanços tecnológicos, em especial os que impactaram nas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Analisar o ambiente comunicacional em torno de cada uma das copas do mundo resulta num traçado de duas realidades distintas, onde a relação entre o homem e as mídias, tecnologias, comunicação e inovações nesse campo se dão com objetivos igualmente distintos, dadas as demandas sociais e mercadológicas de cada época.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.