O potencial de sentidos de representações visuais de cavalos domésticos no jornal O Estado de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n16p54-74Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que tem como tema o potencial de significados postos em circulação no bios midiático por representações visuais de cavalos domésticas. Com os objetivos de explicitar o potencial de significados gerados por representações visuais desses animais e avaliar se eles podem levar os intérpretes à ressignificação de suas crenças sobre cavalos a ponto de se sensibilizarem com o bem-estar dos mesmos, tratamos do conceito de bios midiático, conforme Sodré (2006) e dos problemas advindos da noção de representação, para a comunicação, conforme Sfez (2007), bem como selecionamos uma representação visual – que será analisada na perspectiva da semiótica peirceana –, da amostra composta por representações visuais veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, do ano de 2016, que foram classificadas em cinco categorias: Cotidianidade, Produtos midiáticos, Publicidade, Olimpíadas Rio2016 e Turismo. Tais reflexões são pertinentes à comunicação por enfatizarem a importância da interpretação de representações visuais e assim contribuir para a construção de novos olhares para os processos de produção nas mídias, em geral, notadamente os que envolvem tais representações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














