O potencial de sentidos de representações visuais de cavalos domésticos no jornal O Estado de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n16p54-74Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que tem como tema o potencial de significados postos em circulação no bios midiático por representações visuais de cavalos domésticas. Com os objetivos de explicitar o potencial de significados gerados por representações visuais desses animais e avaliar se eles podem levar os intérpretes à ressignificação de suas crenças sobre cavalos a ponto de se sensibilizarem com o bem-estar dos mesmos, tratamos do conceito de bios midiático, conforme Sodré (2006) e dos problemas advindos da noção de representação, para a comunicação, conforme Sfez (2007), bem como selecionamos uma representação visual – que será analisada na perspectiva da semiótica peirceana –, da amostra composta por representações visuais veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, do ano de 2016, que foram classificadas em cinco categorias: Cotidianidade, Produtos midiáticos, Publicidade, Olimpíadas Rio2016 e Turismo. Tais reflexões são pertinentes à comunicação por enfatizarem a importância da interpretação de representações visuais e assim contribuir para a construção de novos olhares para os processos de produção nas mídias, em geral, notadamente os que envolvem tais representações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.