A desconstrução do western em os deuses e os mortos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n17p50-65

Resumo

No presente artigo surpreende-se um insuspeito e tanto mais interessante diálogo entre o gênero faroeste e uma obra de referência do Cinema Novo Brasileiro, Os deuses e os mortos de Ruy Guerra. Considerando as particulares relações deste movimento com a questão social brasileira, busca mostrar como o realizador subverte não apenas as regras do gênero, mas a figura do herói, num período já marcado pelas famosas intervenções desconstrutivas de Akira Kurosawa e Sergio Leone, aqui também considerados.

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Biografia do Autor

  • Leda Tenório da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Pesquisador do CNPq Nível 1. Pesquisador associado ao Reseau International Roland Barthes. Membro do grupo de pesquisa em Humanidades e Mundo Contemporâneo à testa do projeto ?Aceleração do Tempo e Pós-Democracia- Violência e Comunicação? no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Semiologia Literária pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Semiologia Literária pela Université de Paris VII (1983). Fez pós-doutorados na Université de Paris VII (1986-1988) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-1997), sobre Celine e Francis Ponge. Estudou com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É hoje professor assistente doutor do quadro de carreira do PEPGCS/PUC/SP, onde vem se dedicando aos objetos da comunicação, entendidos como fatos de linguagem e à psicanálise dos discursos midiáticos. Sob o amparo do CNPq,especializou-se nas relações de Lacan com as vanguardas.Realiza pesquisa sobre as relações entre as literaturas de vanguarda e as infopoéticas e hipertextos contemporâneos e sobre a questão dos paradigmas da crítica, inclusive, da crítIca cultural. Nesse âmbito, publicou um balanço internacional da obra de Haroldo de Campos e o primeiro estudo de fôlego sobre a obra de Roland Barthes a sair no Brasil. Dedica-se ultimamente às relações entre a revolução crítica dos Cahiers du Cinéma e a nouvelle critique. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

01-07-2020

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS

Como Citar

A desconstrução do western em os deuses e os mortos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 17, p. 50–65, 2020. DOI: 10.22484/2318-5694.2020v8n17p50-65. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3860. Acesso em: 13 dez. 2025.