A desconstrução do western em os deuses e os mortos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n17p50-65

Resumo

No presente artigo surpreende-se um insuspeito e tanto mais interessante diálogo entre o gênero faroeste e uma obra de referência do Cinema Novo Brasileiro, Os deuses e os mortos de Ruy Guerra. Considerando as particulares relações deste movimento com a questão social brasileira, busca mostrar como o realizador subverte não apenas as regras do gênero, mas a figura do herói, num período já marcado pelas famosas intervenções desconstrutivas de Akira Kurosawa e Sergio Leone, aqui também considerados.

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Biografia do Autor

Leda Tenório da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador do CNPq Nível 1. Pesquisador associado ao Reseau International Roland Barthes. Membro do grupo de pesquisa em Humanidades e Mundo Contemporâneo à testa do projeto ?Aceleração do Tempo e Pós-Democracia- Violência e Comunicação? no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Semiologia Literária pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Semiologia Literária pela Université de Paris VII (1983). Fez pós-doutorados na Université de Paris VII (1986-1988) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-1997), sobre Celine e Francis Ponge. Estudou com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É hoje professor assistente doutor do quadro de carreira do PEPGCS/PUC/SP, onde vem se dedicando aos objetos da comunicação, entendidos como fatos de linguagem e à psicanálise dos discursos midiáticos. Sob o amparo do CNPq,especializou-se nas relações de Lacan com as vanguardas.Realiza pesquisa sobre as relações entre as literaturas de vanguarda e as infopoéticas e hipertextos contemporâneos e sobre a questão dos paradigmas da crítica, inclusive, da crítIca cultural. Nesse âmbito, publicou um balanço internacional da obra de Haroldo de Campos e o primeiro estudo de fôlego sobre a obra de Roland Barthes a sair no Brasil. Dedica-se ultimamente às relações entre a revolução crítica dos Cahiers du Cinéma e a nouvelle critique. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

01-07-2020

Como Citar

PARENTE, Francisco Etruri; TENÓRIO, Leda. A desconstrução do western em os deuses e os mortos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 17, p. 50–65, 2020. DOI: 10.22484/2318-5694.2020v8n17p50-65. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3860. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS