Modelos de interatividade e interatividade fílmica total

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p6-16

Resumo

Este artigo pretende analisar os diferentes modelos e níveis de interatividade fílmica. Através dessa análise procuramos indícios para possíveis caminhos de evolução da linguagem audiovisual que, depois das incontornáveis contribuições de autores como Griffith, Porter, Kuleshov e Eisentein, parece ter estagnado no tempo. Finalmente, debruçamo-nos sobre a derradeira questão: existe realmente interatividade entre espectador e filme interativo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Mendes da Silva , Universidade do Algarve

Pós-doutor na área do filme interativo pela Universidade do Algarve (UAlg). Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e Coordenador da Área de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da UAlg. Professor Convidado na Saint Joseph University of Macau. Foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM) e tem vindo a ser convidado em vários festivais internacionais de vídeo, média-arte digital e cinema. Participou em catorze projetos científicos (como investigador responsável ou membro investigador) e é autor de mais de 60 publicações científicas.

Susana Costa, Universidade do Algarve

Doutoranda em Média-Arte Digital (Universidade do Algarve/ Universidade Aberta). Desde 2015, atua como gestora de ciência e tecnologia no Centro de investigação em Artes e Comunicação, no qual tem participado em vários projetos nacionais e internacionais. Publicou e apresentou vários artigos científicos em encontros e publicações nacionais e internacionais. Colabora com centros de investigação desde 2004, nomeadamente com o Centro de Computação Gráfica. Os seus interesses de investigação são educação, arte e tecnologia.

Referências

EISENSTEIN, S. About Stereoscopic Cinema. The Penguin Film Review, n. 8, 1949.

HEILIG, M. L. The Cinema of the Future. Environments, v. 1, n. 3, 1992.

MANOVICH, L. The language of new media. Massachusetts: The MIT Press, 2011.

SILVA, B. [et al.]. A Motion-Controlled Interactive Film. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DIGITAL AND INTERACTIVE ARTS, 9., 2019, Braga, PT. Anais [...]. Braga, PT: Universidade Católica Portuguesa, 2019.

Publicado

2020-12-29

Como Citar

da Silva , B. M., & Costa, S. (2020). Modelos de interatividade e interatividade fílmica total. Tríade: Revista De Comunicação, Cultura E Mídia, 8(19), 6-16. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p6-16