Modelos de interatividade e interatividade fílmica total
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p6-16Resumo
Este artigo pretende analisar os diferentes modelos e níveis de interatividade fílmica. Através dessa análise procuramos indícios para possíveis caminhos de evolução da linguagem audiovisual que, depois das incontornáveis contribuições de autores como Griffith, Porter, Kuleshov e Eisentein, parece ter estagnado no tempo. Finalmente, debruçamo-nos sobre a derradeira questão: existe realmente interatividade entre espectador e filme interativo?
Downloads
Referências
EISENSTEIN, S. About Stereoscopic Cinema. The Penguin Film Review, n. 8, 1949.
HEILIG, M. L. The Cinema of the Future. Environments, v. 1, n. 3, 1992.
MANOVICH, L. The language of new media. Massachusetts: The MIT Press, 2011.
SILVA, B. [et al.]. A Motion-Controlled Interactive Film. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DIGITAL AND INTERACTIVE ARTS, 9., 2019, Braga, PT. Anais [...]. Braga, PT: Universidade Católica Portuguesa, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














