Competência midiática e formação para a cidadania

oficinas de criação do Observatório da Qualidade no Audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p24-50

Resumo

O artigo apresenta resultados da pesquisa Competências midiáticas em cenários euroamericanos, desenvolvida pela Rede Alfamed Brasil e as ações de formação decorrentes das lacunas encontradas na formação para a cidadania dos públicos de 9 a 12 anos, 14 a 16 anos, universitário e de profissionais de comunicação. No âmbito dos estudos da literacia midiática, as oficinas de criação desenvolvidas pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual em escolas públicas e privadas da Zona da Mata Mineira trabalharam com os conceitos de competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015) e literacia transmídia (SCOLARI, 2018) a fim de desenvolver competências críticas e criativas junto aos diferentes públicos. Neste sentido, a formação dos alunos a partir dos pressupostos da literacia midiática tem o intuito de desenvolver habilidades que permitam tanto a reflexão crítica quanto a sua aplicação na produção audiovisual e midiática a fim de que estes possam atuar como multiplicadores junto aos públicos que participam das oficinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e coordenadora da equipe brasileira da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência Midiática para a Cidadania (Alfamed).

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual. 

Vinícius Guida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual. 

Referências

ABREU, B.; MIHAILIDIS, B. (Ed.). Media literacy education in action: Theoretical and pedagogical perspectives. Nova York: Routledge, 2014.

AMARAL, I. [et al]. Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais. Estudos em Comunicação, Covilhã, n. 24, p. 107–131, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3wWpgvY. Acesso em: 13 abr. 2021.

BORGES, G. Qualidade na TV pública portuguesa: análise dos programas do canal 2. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2014.

BORGES, G. [et al.]. Prácticas culturales y niveles de competencia mediática de jóvenes brasileños. Revista ICONO14, Madrid, v. 18, n. 2, p. 320-352, abr./jul. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3sdaoFH. Acesso em: 13 abr. 2021.

BORGES, G.; SIGILIANO, D. Observatório da Qualidade no Audiovisual: curadoria, produção experimental de conteúdo e divulgação científica. In: BORGES, G.; SILVA, M. B. (Org.). Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019. p. 258-290. Disponível em: https://bit.ly/3gzCypN. Acesso em: 13 abr. 2021.

BORGES, G.; SILVA, M. B. (Org.). Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019.

BUCKINGHAM, D. Media Education: Literacy, Learning and Contemporary Culture. Cambridge: Polity Press, 2003.

CARRETERO, S.; VUORIKARI, R.; PUNIE, Y. DigComp 2.1: The digital competence framework for citizens with eight proficiency levels and examples of use. [S.I.]: Publications Office of the European Union, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2pGtGIl. Acesso em: 13 abr. 2021.

CELOT, P.; TORNERO, J. M. P. (Coord.). Study on Assessment Criteria for Media Literacy Levels. Brussels: European Commission, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3wTxmFC. Acesso em: 08 abr. 2021

CHILDREN and parents: media use and attitudes report 2016. [S.I.]: Ofcom, 03 fev. 2016. Disponível em: https://www.ofcom.org.uk/research-and-data/media-literacy-research/childrens/children-parents-nov16. Acesso em: 11 abr. 2021.

COIRO, M. [et al.]. Handbook of research on new literacies. Nova York: Lawrence Erlbaum Associat, 2008.

FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2015. Disponível em: http://bit.ly/3lJnetG. Acesso em: 11 abr. 2021.

GREENHOW, C., LEWIN, C. Social media and education: reconceptualizing the boundaries of formal and informal learning. Learning, Media and Technology, v. 41, n. 1, p. 6-30, 2016.

GUERRERO-PICO, M.; LUGO, N. Competencias narrativas y estéticas. In: SCOLARI, C. (Ed.). Adolescentes, medios de comunicación y culturas colaborativas – Aprovechando las competencias transmedia de los jóvenes en el aula. Barcelona: H2020 Research and Innovation Actions, 2018. p. 65-73.

GUIDA, V.; MEYER, M.; AMERICANO, L. T. A competência midiática e o exercício da cidadania a partir da experiência dos profissionais de comunicação de Juiz de Fora (MG). In: BORGES, G.; SILVA, M. B. (Org.). Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019. p. 137-155. Disponível em: https://bit.ly/3gzCypN. Acesso em: 13 abr. 2021.

IZQUIERDO-IRANZO, P.; GALLARDO-ECHENIQUE, E. Estudigramers: Influencers del aprendizaje. Comunicar, v. 62, p. 115-125, 2020. Disponível em: https://bit.ly/2Q1Pj3V. Acesso em: 11 abr. 2021.

JENKINS, H. [et al.]. By any media necessary: the new youth activism. Nova Iorque: New York University Press, 2016.

KEY competences for lifelong learning. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2N6DOah. Acesso em: 13 abr. 2021.

LIVINGSTONE, S. Making Sense of Television – The psychology of audience interpretation. 2 ed. Nova York: Routledge, 2007.

MARTÍNEZ, J. G.; FORTUÑO, M. L.; VIDAL, C. E. Las redes sociales y la educación superior: Las actitudes de los estudiantes universitarios hacia el uso educativo de las redes sociales, de nuevo a examen. Education in the Knowledge Society, v. 17, n. 2, p. 21-38, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2OLL2RD. Acesso em: 11 abr. 2021.

MCDOUGALL, J. Media literacy: An incomplete project. In: ABREU, B.; MIHAILIDIS, B. (Ed.). Media literacy education in action: Theoretical and pedagogical perspectives. Nova York: Routledge, 2014. p. 3-10.

PEREIRA, S. [et al.]. Young people learning from digital media outside of school: the informal meets the formal. Comunicar, v. 27, n. 58, p. 41-50, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2Rz5qXi. Acesso em: 11 abr. 2021.

PEREIRA, S.; MOURA, P. Assessing media literacy competences: a study with Portuguese young people. European Journal of Communication, v. 32, n. 1, p. 20-37, 2019. Disponível em: https://bit.ly/37q7CoW. Acesso em: 13 abr. 2021.

PEREIRA, S.; PINTO, M.; MOURA, P. Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12º ano. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Braga, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3mVuFih. Acesso em: 13 abr. 2021.

POTTER, W. J. Introduction to Media Literacy. 4 ed. Londres: SAGE Publications, 2016.

SCOLARI, C. Literacia transmídia: informal learning strategies and media skills in the new ecology of communication. Revista Telos, v. 193, n. 1, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://goo.gl/1KtnZD. Acesso em: 11 abr. 2021.

SCOLARI, C. Literacia transmedia na nova ecologia mediática - Livro Branco. Barcelona: Europen Union Funding for Research & Innovasion, 2018.

SILVA, M. [et al.]. Competência midiática em crianças de 9 a 12 anos em cenários brasileiros. Revista Intercom, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 21-45, 2021. Disponível em: http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/3487.

Acesso em: 26 abr. 2021.

SILVA, M. B.; VIEIRA, S. F.; SOUZA, M. V. B. In: BORGES, G.; SILVA, M. B. (Org.). Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019. p. 84-108. Disponível em: https://bit.ly/3gzCypN. Acesso: 13 abr. 2021.

SMAHEL, D. [et al.]. Eu Kids Online 2020: Survey results from 19 countries. [S.I.]: Eu Kids Online, 2020. Disponível em: https://bit.ly/37yqcv5. Acesso em: 13 abr. 2021.

Downloads

Publicado

03-05-2021

Como Citar

BORGES, Gabriela; SIGILIANO, Daiana; GUIDA, Vinícius. Competência midiática e formação para a cidadania: oficinas de criação do Observatório da Qualidade no Audiovisual. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 9, n. 20, p. 24–50, 2021. DOI: 10.22484/2318-5694.2021v9n20p24-50. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4658. Acesso em: 18 abr. 2024.