Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão

um guia para universidades públicas brasileiras

Autores

  • Muriel de Oliveira Gavira
  • Ana Maria Nunes Gimenez
  • Maria Beatriz Machado Bonacelli

Palavras-chave:

Integração curricular., Ensino-extensão., Ensino superior.

Resumo

O Plano Nacional de Educação brasileiro - PNE (Lei nº 13.005/2014) determinou que as atividades de extensão universitária devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. A regulamentação dessa norma ocorreu em 2018, por meio da Resolução CNE/CES nº 7 do Ministério da Educação (MEC). Esse movimento ficou conhecido como “curricularização da extensão”. Entretanto, ao contrário do que ocorre no exterior, especialmente em países desenvolvidos, em que a inter-relação entre ensino e extensão já se encontra em estágio bastante avançado, no Brasil, essa relação não se dá com a mesma intensidade. Além disso, são escassos os estudos sobre indicadores e sistemas de avaliação da curricularização no Brasil. Em decorrência dessas constatações, este artigo tem como objetivo central propor um sistema de avaliação da integração ensino e extensão para as universidades públicas brasileiras. Assim, por meio de um amplo levantamento bibliográfico e documental no Brasil e no mundo, propomos um sistema de avaliação que considera sete passos e quatro conjuntos de indicadores, além de alguns pontos importantes a considerar na análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGELES, Consideraciones en torno al concepto de extensión de la cultura y de los servicios. Revista de la Educación Superior, Ciudad de México, n. 81, v. 21, n. 1, p. 1-9, 1992. Disponível em: http://publicaciones.anuies.mx/revista/81. Acesso em: 13 mar. 2020.

BERNASCONI, Andrés. Is there a Latin American model of the university? Comparative education review, Boston, v. 52, n. 1, p. 27-52, 2008. Disponível em:

https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/8031. Acesso em: 13 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 set. 2019.

CAMILLONI, Alicia R. W. de. La inclusión de la educación experiencial en el currículo universitario. In: MENÉNDEZ, G. et al. Integración docencia y extensión. Otra forma de enseñar y de aprender. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral, 2013. p. 11-21. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/Argentina/fcjs-unl/20171101043348/pdf_1172.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.

CAMILLONI, Alicia R. W. de. La evaluación en proyectos de extensión incluidos en el currículo universitario. +E: Revista de Extensión Universitaria, Santa Fe, v. 6, n. 6, p. 24-35, 8 mar. 2017. Disponível em:

https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/Extension/article/view/6310. Acesso em: 10 set. 2019.

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; FEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, Itatiba, v. 10, n. 10, p. 23-28, 2007. Disponível em: http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/555968/RESPOSTA_RECURSO_1_A%20extenso%20universitria%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

CARNEGIE FOUNDATION FOR THE ADVANCEMENT OF TEACHING. Carnegie Community Engagement Classification 2020. 2018. Disponível em: https://www.brown.edu/swearer/carnegie/2020-classification-application-information. Acesso em: 01 set. 2019.

COIMBRA, Ana Lívia de Souza et al. Mapeamento da inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação das instituições públicas de educação superior brasileira. In: FORPROEX. Relatório Final da Coordenação Nacional. Belo Horizonte: UFMG, 2019. Disponível em:

https://www.ufmg.br/proex/renex/images/RELAT%C3%93RIO_FINAL_MAPEAMENTO_INSERCAO_EXTENSAO_FINAL.pdf. Acesso em: 15 set. 2019.

CONNECTICUT CAMPUS COMPACT. A Framework for Community Engaged Scholarship. 2012. Disponível em: https://compact.org/resource-posts/a-framework-for-community-engaged-scholarship/. Acesso em: 14 set. 2019.

CONWAY, Cheryl et al. Characterising modes of university engagement with wider society: a literature review and survey of best practice. (Final Report). Newcastle upon Tyne: Newcastle University, 2009. Disponível em: https://strathprints.strath.ac.uk/48210/. Acesso em: 13 mar. 2020.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela. Business research methods. New York: McGraw-Hill/Irwin, 2010.

DRISCOLL, Amy et al. An Assessment Model for Service-Learning: comprehensive case studies of impact on faculty, students, community, and institution. Michigan Journal of Community Service Learning, Ann Arbor, v. 3, n. 1, p. 66-71, 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/2027/spo.3239521.0003.107. Acesso em: 20 ago. 2019.

FORPROEX - ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 1., 1987, Brasília. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. BRASÍLIA: UNB, 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Organização: Edison José Corrêa. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Forproex, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

FREITAS NETO, José Alves de. A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade latino-americana. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, v. 3, p. 64-72, 2011. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/ed03_junho2011/11.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.

FURCO, Andrew. Self-assessment rubric for the institutionalization of service-learning in higher education. Berkeley: Service-Learning Research & Development Center, University of California, 1999. Disponível em: https://digitalcommons.unomaha.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1105&context=slceslgen. Acesso em: 02 set. 2019.

FURCO, Andrew. Self-assessment rubric for the institutionalization of service-learning in higher education (revised 2006). Berkeley: Service-Learning Research & Development Center, University of California, 2006. Disponível em: https://maaz.ihmc.us/rid=1K3H04ZW0-XXS8LG-ZLZ/furco-rubric-2006.pdf. Acesso em: 02 set. 2019.

GLASSICK, Charles E.; HUBER, Mary Taylor; MAEROFF, Gene I. Scholarship Assessed: Evaluation of the Professoriate. Special Report. San Francisco: Jossey-Bass, 1997.

GELMON, Sherril B.; HOLLAND, Barbara A.; SPRING, Amy (eds.). Assessing service-learning and civic engagement: principles and techniques. 2. ed. Boston: Campus Compact, 2018.

GODDARD, John; VALLANCE, Paul. The civic university and the leadership of place. UK: Centre for Urban and Regional Development Studies (CURDS) Newcastle University, 2011. p. 1-22. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.226.2169&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 30 ago. 2019.

GOLDMAN, Lawrence. Dons and Workers: Oxford and Adult Education since 1850. Oxford: Clarendon Press, 1995.

GRÖNLUND, Henrietta et al. Guidelines for Institutionalization of Service-Learning. 2017. Disponível em: https://europeengagedotorg.files.wordpress.com/2015/10/guidelines-euengage-2.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.

HOLLANDER, Elizabeth L.; SALTMARSH, John; ZLOTKOWS, Edward. Indicators of Engagement. In: KENNY, Maureen E. et al. (eds). Learning to serve: promoting civil society through service learning. US: Springer, 2002. v. 7, p. 31-49. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-1-4615-0885-4.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.

HOWARD, Jeffrey. Service-Learning Course Design Workbook. Michigan Journal of Community Service Learning, Summer, 2001. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED457774.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.

KELLOGG COMMISSION ON THE FUTURE OF STATE AND LAND-GRANT UNIVERSITIES. Returning to our Roots: the engaged institution. Washington, DC: National Association of State Universities and Land Grant Colleges, 1999. Disponível em: http://www.aplu.org/library/returning-to-our-roots-theengaged-institution/file. Acesso em: 09 jul. 2019.

KERR, Clark. Os usos da universidade. 15. ed. Brasília: UNB, 2005.

LAND-GRANT IMPACTS. About. 2019. Disponível em: https://landgrantimpacts.org/about/. Acesso em: 1 mar. 2020.

MAXIMILIANO JUNIOR, Manoel (org.). Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU). Campina Grande, PB: UFCG, 2017.

MENÉNDEZ, Gustavo; TARABELLA, Laura. El aprendizaje experiencial: una práctica de innovación que se afianza en la Universidad Nacional del Litoral. +E: Revista de Extensión Universitaria, Santa Fe, v. 6, n. 6, p. 96-103, mar. 2017. Disponível em:

https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/Extension/article/view/6317. Acesso em: 18 mar. 2020.

MCILRATH, Lorraine et al. Europe Engage Survey of Civic Engagement & Service-Learning Activities within the Partner Universities. Europe Engage Erasmus+project (European Union), 2016. Disponível em:

https://europeengagedotorg.files.wordpress.com/2016/04/report-euen-mcilrath-et-al4.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Extensão universitária no Brasil: uma revisão conceitual. In: FARIA, Dóris Santos de (Org.). Construção conceitual da extensão Universitária na América Latina. Brasília: UNB, 2001. p. 57-72.

OBSERVATORIO IBEROAMERICANO DE LA CIENCIA, LA TECNOLOGÍA Y LA SOCIEDAD (OCTS-OEI); RED IBEROAMERICANA DE INDICADORES DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA (RICYT). Manual Iberoamericano de Indicadores de Vinculación de la Universidad con el Entorno Socioeconómico. Valencia, 2017. Disponível em:

http://www.ricyt.org/2017/06/manual-de-indicadores-de-vinculacion-de-la-universidad-con-el-entorno-socioeconomico-manual-de-valencia/. Acesso em: 10 set. 2019.

ROCHA, Roberto Mauro Gurgel. A Construção do Conceito de Extensão Universitária na América Latina. In: FARIA, Dóris Santos de (org.). Construção conceitual da extensão Universitária na América Latina. Brasília: UNB, 2001. p. 13-29.

STALEY, David J. Democratizing American Higher Education: the legacy of the Morrill Land-Grant Act. Origins: Current Events in Historical Perspective, Columbus, v. 6, n. 4, jan. 2013. Disponível em: https://origins.osu.edu/article/democratizing-american-higher-education-legacy-morrill-land-grant-act. Acesso em: 10 set. 2019.

TÜNNERMANN BERNHEIM, Carlos. El nuevo concepto de extensión universitaria y difusión cultural y su relación con las políticas de desarrollo cultural en América Latina. Anuario de Estudios Centroamericanos, San José, n. 4, p. 93-126, 1978. Disponível em: www.jstor.org/stable/25661648. Acesso em: 13 mar. 2020.

TÜNNERMANN BERNHEIM, Carlos. La universidad ante los retos del siglo XXI. Ciudad de México: UADY, 2003.

UNIVERSITY OF MANCHESTER. Units. Available semesters. Manchester, 2019. Disponível em: http://www.college.manchester.ac.uk/. Acesso em: 10 set. 2019.

UNIVERSITY OF WISCONSIN-MADSON. Community-Based Learning. Madson, 2019. Disponível em: https://morgridge.wisc.edu/students/community-based-learning/. Acesso em: 10 set. 2019.

VALLANCE, Paul. The historical roots and development of the civic university. In: GODDARD, John et al. (Ed.). The Civic University: The Leadership and Policy Challenges. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 2016. p. 16-33.

WATERS, Susan; ANDERSON-LAIN, Karen. Assessing the Student, Faculty, and Community Partners in Academic Service-Leraning: a categorization of surveys posted online at campus compact member institutions. Journal of Higher Education Outreach and Engagement, University of Georgia, Athens (GA), v. 18, n. 1, p. 89-122, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1024168. Acesso em: 14 set. 2019.

WELCH, Edwin. The Peripatetic University: Cambridge Local Lectures 1873-1973. London: Cambridge University Press, 1973.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

GAVIRA, Muriel de Oliveira; GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4026. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.