Impacto da Política de Reserva de Vagas nas taxas de Evasão na Unesp

Authors

Keywords:

Educação superior, Evasão, Reserva de vagas

Abstract

A evasão é um tema de interesse mundial na área da educação, contudo o entendimento atual sobre o fenômeno é ainda insuficiente, sobretudo quando o objetivo é avaliar políticas efetivas de evasão. Neste artigo o percentual anual de evasão da Unesp é avaliado com base na adoção da política de reserva de vagas. Existem três possibilidades de ingresso – sistema universal (SU), quota por ter estudado em escola pública (EP) e quota por ser PPI (pretos, pardos, indígenas). Os dados foram segmentados por curso e ano de ingresso. A Unesp tem campus em 24 cidades, que reúnem 34 unidades e abrigam 136 diferentes cursos de Graduação. O ingresso para estes cursos é realizado por meio de vestibular com 186 diferentes opções em 63 carreiras. Uma comparação das taxas de evasão permite observar que elas podem depender do modo de ingresso, mas isso ocorre de forma variada ao longo do tempo e depende da área do curso, não sendo significativo. Verificou-se um decréscimo consistente da taxa de evasão global e por categoria de ingresso.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARULAMPALAM, Wiji; NAYLOR, Robin A.; SMITH, Jeremy. A hazard model of the probability of medical school dropout in the United Kingdom. IZA Discussion Paper, Bonn, Alemanha, n. 333, 2001. Disponível em: http://ftp.iza.org/dp333.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.

BEZERRA, Teresa Olinda Caminha. A política pública de cotas em universidades, desempenho acadêmico e inclusão social. Sustainable Business International Journal, Niterói, n. 9, p. 1-22, 2011.

BLANCHFIELD, William C. College dropout identification: an economic analysis. Journal of Human Resources, Madison, v. 7, n. 4, p. 540-544, 1972.

BOOTH, Alison L.; SATCHELL, Stephen E. The hazards of doing a PhD: an analysis of completion and withdrawal rates of British PhD students in the 1980s. Journal of the Royal Statistical Society. Series A (Statistics in Society), Hoboken, v. 158, n. 2, p. 297-318, 1995.

BRADLEY, Steve; LENTON, Pam. Dropping out of post-compulsory education in the UK: an analysis of determinants and outcomes. Lancaster, UK: Department of Economics, Management School, Lancaster University, 2005. (Working Paper).

CABRERA, Alberto F. The role of finances in the persistence process: a structure model. Research in Higher Education, New York, v. 33, n. 5, p. 571-593, 1991.

COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC, 1996. Disponível em: http://goo.gl/bE3y8t. Acesso em: 9 maio 2018.

CUNHA, Emmanuel Ribeiro; MOROSINI, Marília Costa. Evasão na educação superior: uma temática em discussão. Revista Cocar, Belém, v. 7, n. 14, p. 82-89, ago./dez. 2013.

DESJARDINS, Stephen et al. An event history model of student departure. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 18, n. 3, p. 375-390, 1999.

ECKSTEIN, Zvi; WOLPIN, Kenneth I. Why youths drop out of high school: the impact of preferences, opportunities, and abilities. Econometrica, Chicago, v. 67, n. 6, p. 1295-1339, 1999.

EHRENBERG, Ronald; MAVROS, Panagiotis G. Do Doctoral students' financial support patterns affect their times-to-degree and completion probability? Journal of Human Resources, Madison, v. 30, n. 3, p. 581-609, 1995.

FISHER, Ronald A. On the interpretation of χ2 from contingency tables, and the calculation of P. Journal of the Royal Statistical Society, Hoboken, v. 85, n. 1, p. 87-94, 1922.

FORTES, Nara Lúcia Perondi et al. Ações e programas para a redução dos índices de evasão dos alunos de graduação: experiências da universidade de Taubaté de 2012 a 2015. In: MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor et al. Relatos de experiências exitosas das IES: Formação do docente do ensino superior, assistência estudantil e assistência pedagógica. Cascavel: Edunioeste, 2017. p. 267-294.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2019.

MALLETE, Bruce I.; CABRERA, Alberto F. Determinants of withdrawal behavior: an exploratory study. Research in Higher Education, New York, v. 32, n. 2, p. 179-194, 1991.

MASSINI-CAGLIARI, Gladis et al. O objetivo faz o método: perspectivas para o cálculo do índice anual de evasão na Unesp. In: MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor et al. (org.). Interiorização do ensino superior: Protagonismo das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento regional. Cascavel: Edunioeste, 2018. p. 127-140.

PANDINI, Carmen Maria Cipriani; BLANCO, Soeli Francisca Mazzini Monte; BLEICHER, Sabrina. Análise Preditiva de Evasão para Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (Moodle): uma abordagem multifatorial. In: MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor et al. Relatos de experiências exitosas das IES: formação do docente do ensino superior, assistência estudantil e assistência pedagógica. Cascavel: Edunioeste, 2017. p. 383-404.

PANTAGES, Timothy J.; CREEDON, Carol F. Studies of college attrition: 1950-1975. Review of Educational Research, Philadelphia, v. 48, n. 1, p. 49-101, 1978.

PEDREGOSA, Fabian. et al. Scikit-learn: Machine Learning in Python. Journal of Machine Learning Research, Brookline,v. 12, p. 2825-2830, 2011.

SCHWARTZMAN, Simon. A questão da inclusão social na universidade brasileira.

In: PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda; ARANHA, Antônia Vitória Soares. (org.). Universidade pública e inclusão social: experiência e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 23-43.

SIEGFRIED, John J.; STOCK, Wendy A. So you want to earn a Ph.D. in economics? How long do you think it will take? Journal of Human Resources, Madison, v. 36, n. 2, p. 364-378, 2001.

SILVA FILHO, Roberto Leal; LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Esclarecimentos metodológicos sobre os cálculos de evasão. Mogi das Cruzes: Instituto Lobo, 2012. Disponível em: http://www.institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_078.pdf. Acesso em: 9 maio 2018.

SIMPSON, Carl; BAKER, Kathryn; MELLINGER, Glen. Conventional failures and unconventional dropouts: comparing different types of university withdrawals. Sociology of Education, Philadelphia, v. 53, n. 4, p. 203-214, 1980.

STUDENT. The Probable Error of a Mean. Biometrika, London, v. 6, n. 1, p. 1-25, mar. 1987.

TINTO, Vincent. Leaving College: rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1987.

TINTO, Vincent. Research and pratice of student retention, what next? J. CoLLege Student Retention, Philadelphia, v. 8, p. 1-19, 2006.

VASCONCELOS, Mário Sérgio; GALHARDO, Eduardo. O Programa de inclusão na UNESP: Valores, contradições e ações afirmativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp. 1, p. 285-306, 2016.

VITELLI, Ricardo Ferreira; FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar na educação superior: de que indicador estamos falando? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 908-937, 2016. Disponível em: http://conference.uniso.br/index.php/epic/2018/paper/view/1287/150. Acesso em: 5 fev. 2019.

Published

2021-04-19

How to Cite

MASSINI-CAGLIARI, Gladis; LEMKE, Ney; BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; DOMINGUES, Maria Aparecida Custódio; PUTTI, Fernando Ferrari; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Impacto da Política de Reserva de Vagas nas taxas de Evasão na Unesp. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4660. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.