Uma métrica para avaliação da ocupação docente em instituições de ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Carga de trabalho, Ocupação docente, Processo analítico hierárquico

Resumo

A gestão da ocupação docente em instituições de ensino superior é um problema que afeta universidades públicas e, principalmente, as privadas. Uma distribuição justa de tarefas aos docentes repercute diretamente na qualidade do ensino, na produção de conhecimento, na sustentabilidade institucional e, principalmente, na saúde dos docentes. Neste trabalho é proposto um método para avaliação da composição da carga de trabalho com base em uma ferramenta chamada Processo Analítico Hierárquico, visando a equidade em termos de carga de trabalho (o que não significa o mesmo que equidade das cargas-horárias nas diferentes atividades docentes). Como principal contribuição, é proposta uma métrica, chamada Coeficiente de Carga de Trabalho, que pode ser facilmente adaptada a realidade de cada instituição. Apesar das bases matemáticas, quando implementada computacionalmente, a utilização dessa métrica passa a ser simples e acessível a gestores de qualquer formação.

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Publicado

30-07-2021

Como Citar

MINOTTO NETO, Atilio; CORSO, Leandro Luis; COSTA , Guilherme Holsbach. Uma métrica para avaliação da ocupação docente em instituições de ensino superior . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4693. Acesso em: 3 jul. 2024.

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