A comunicação poética do humor no seriado “Chaves”: as estratégias do cômico durante a “trupe clássica” (1973-1980)
Resumo
Este trabalho analisa algumas características da poética do humor no seriado “Chaves”, tal como ocorre na interação verbal entre as personagens a partir, especialmente, do conceito de “comunicação poética” formulado por Décio Pignatari. A partir de pesquisa exploratória feita com episódios com a “trupe clássica” (1973-1980), foram destacados três elementos: (a) a criação de palavras e trocadilhos derivada da incompreensão constante entre as personagens; (b) a materialização de elementos grotescos na fala das personagens; (c) um substrato negativo, baseado em uma sutil crítica social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MARTINO, Luis Mauro Sá. A comunicação poética do humor no seriado “Chaves”: as estratégias do cômico durante a “trupe clássica” (1973-1980). Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1552. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.