A linguagem audiovisual e as práticas interacionais na videoarte – ver e ser visto em Narciso de Danillo Barata
Resumo
O artigo trata da linguagem audiovisual e das praticas interacionais na videoarte por meio da analise do vídeo Narciso, de Danillo Barata. A pesquisa objetivou um estudo dos regimes de visibilidade, interação e sentido, dos simulacros do corpo fragmentado e da atuação do corpo como um operador do sentido do sujeito, analisando a figuratividade e a plástica no discurso videográfico. Os resultados da pesquisa apontam para um conjunto de relações entre o corpo e os procedimentos sintáticos e semânticos da linguagem audiovisual que configuram o simulacro do corpo fragmentado. Estes procedimentos revelam que a mediação entre o corpo e o audiovisual incide na forma de praticas interacionais entre sujeitos que reiteram o funcionamento da percepção visual humana. A visão múltipla da realidade e o ver e ser visível por meio do vídeo configura o audiovisual como um meio expressivo e comunicacional capaz de construir múltiplos corpos em um todo de sentido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
RIBEIRO, Regilene Sarzi. A linguagem audiovisual e as práticas interacionais na videoarte – ver e ser visto em Narciso de Danillo Barata. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1553. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.