Arquitetura de museus nas cidades contemporâneas
Resumo
Este artigo pretende analisar por que os museus aparecem nas cidades como principais pontos de referência, assim como eram as catedrais no passado. Se antes a arquitetura simbolizava o divino, hoje encontramos verdadeiros santuários de conhecimento e informação. Sua presença física é baseada numa arquitetura com características mescladas ora de catedral, palácio, teatro, escola, biblioteca, pesquisa e ora como depósito ou armazém, caracterizando-se como espaços que estão ligados a todos os outros, heterotopias ligadas a recortes de tempo (FOUCAULT, 2006). Percebe-se que, nos últimos 40 anos, enquanto a arquitetura das cidades as transforma em memoriais, os novos espaços-museus visibilizam formas contemporâneas de comunicação com o futuro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CAVALCANTI, Cecília. Arquitetura de museus nas cidades contemporâneas. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1561. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.