Espaços de comunicação intercultural
Resumo
Este trabalho realiza uma exploração tanto teórica quanto prática dos denominados “espaços liminal e liminoid de comunicação intercultural”. Tais espaços de comunicação são zonas onde aparece o contacto intercultural entre os âmbitos global e o local. Em concreto, neste paper analisamse as zonas em estados de coexistência cultural, negociaçãointercultural, espaços num estado de transformação intercultural (transculturalidade hibridizada). Tomando a teoria da liminalidade (liminality) de Víctor Turner como ponto de partida, exploram-se os aspectos liminal e liminoid da globalização e a localização das identidades culturais, especialmente nas denominadas “cidades globais”. Como exemplos são utilizados alguns espaços de comunicação intercultural em Bruxelas analisados de modo descritivo. Ao tratar sobre estes espaços públicos e privados, o autor servese de orientações teóricas interdisciplinares em antropologia social, estudos de comunicação, estudos culturais e geografia cultural.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-12-2013
Como Citar
LIE, Rico. Espaços de comunicação intercultural. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1759. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
ABERTURA
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.