Espaços de comunicação intercultural
Resumo
Este trabalho realiza uma exploração tanto teórica quanto prática dos denominados “espaços liminal e liminoid de comunicação intercultural”. Tais espaços de comunicação são zonas onde aparece o contacto intercultural entre os âmbitos global e o local. Em concreto, neste paper analisamse as zonas em estados de coexistência cultural, negociaçãointercultural, espaços num estado de transformação intercultural (transculturalidade hibridizada). Tomando a teoria da liminalidade (liminality) de Víctor Turner como ponto de partida, exploram-se os aspectos liminal e liminoid da globalização e a localização das identidades culturais, especialmente nas denominadas “cidades globais”. Como exemplos são utilizados alguns espaços de comunicação intercultural em Bruxelas analisados de modo descritivo. Ao tratar sobre estes espaços públicos e privados, o autor servese de orientações teóricas interdisciplinares em antropologia social, estudos de comunicação, estudos culturais e geografia cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














