Os múltiplos sentidos da cena midiática contemporânea
Resumo
O presente artigo pretende refletir sobre a evolução da mídia ao longo do tempo e as principais tendências que impactam a comunicação contemporânea. Destacamos questões relacionadas à problemática do cenário midiático na atualidade e apresentamos um caminho para o entendimento da evolução histórica da mídia baseado na metáfora das esferas de Peter Sloterdijk (1998, 1999, 2004), centrado num processo que se inicia na bolha familiar e individual, caminha para o grande globo mundial e chega ao ambiente fragmentado e múltiplo das microbolhas que formam a espuma na qual vivemos, de forma fugaz e impermanente. O grande desafio é viver a familiaridade da bolha de modo que tenhamos forças para enfrentar as “provocações” do mundo global e a volatilidade da vida contemporânea nas espumas. Assim, chegamos à evolução da questão midiática, lançando nossos esforços investigativos ao entendimento da questão sobre “o que a pessoas fazem com as mídias” e não nos limitando à crítica tradicional à manipulação das mídias no sentido de “o que as mídias fazem com as pessoas”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-12-2013
Como Citar
PEREZ, Clotilde; SATO, Silvio. Os múltiplos sentidos da cena midiática contemporânea. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1760. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.