Telejornalismo e memória: Narrando a cidade pelas histórias de vida
Resumo
As histórias de vida de jornalistas e radialistas que trabalharam ou ainda atuam em televisão são a chave para a compreensão de facetas da construção da notícia e da forma como as rotinas e as subjetividades desses profissionais determinam a representação do espaço público. Na posição de entrevistados eles lançam mão dos artifícios da memória para narrar suas atividades e lançar alguma luz sobre a quase impossível tarefa de interpretar a realidade. Através de seus depoimentos, reflete-se sobre a relação entre a narrativa audiovisual e a representação urbana. Para dar suporte ao texto, a revisão teórica baseia-se em pressupostos da literatura sobre sociologia do jornalismo, tempo, memória, história oral e histórias de vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-12-2013
Como Citar
MUSSE, Christina Ferraz; ARANTES, Haydêe Sant’Anna. Telejornalismo e memória: Narrando a cidade pelas histórias de vida. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1767. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.