Expressões midiáticas e o processo de construção da identidade cultural: um estudo com o cubano/norte-americano em Miami
Resumo
Esta pesquisa tem como tema o processo de construção da identidade cultural do cubano/norte-americano, que vive em Miami/Flórida (EUA). Compreender como as expressões midiáticas balizam esse processo constitui o objetivo geral desta pesquisa, enquanto os específicos são os de identificar expressões midiáticas; especificar canais de comunicação não convencionais construídos por estas pessoas e desenvolver habilidades na análise de imagens (fotos etnográficas e outras representações visuais). Para atingir tais objetivos utilizamos pesquisa bibliográfica, tanto para mapear o objeto de estudo como para permear as análises de fotos etnográficas e de expressões midiáticas, bem como abordagem etnográfica, segundo Achutti (2004) e Trindade (2008). Os dados foram coletados, em Miami, no primeiro semestre de 2012 e em janeiro de 2013, focando o local onde essas pessoas vivem, os locais que frequentam para compras, lazer, os pontos de encontro como o Versailles Restaurant, que são canais de comunicação que vão além dos convencionais, como jornais locais, revistas, panfletos e cartões. Ideias de Hall (2001; 2003), Kristeva (1994) e Todorov (1993; 1999), principalmente, compõem a fundamentação teórica. Das análises vêm que as diversas expressões midiáticas podem se vistas como fios que promovem a costura de duas modalidades de identidades, a vinculada à cultura nacional e outra, à nação que os acolhem. Tratar da questão do estrangeiro – marcada por conflitos e pelas interações propiciadas porexpressões midiáticas diversas –, que, nos dias atuais, emerge diante de uma nova ordem econômica e política, em escala planetária, constitui a relevância desta pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














