Publicidade e comicidade: Identidades nacionais em cena
Resumo
Esta pesquisa, que tem a publicidade como tema, busca verificar como acomicidade se entretece em peças publicitárias permeadas por questões vinculadas às identidades nacionais brasileira e argentina, bem como avaliar como tal relação pode contribuir para estabelecer diálogos com o outro, a partir de peças publicitárias que trazem à tona aspectos destas identidades nacionais. Para tanto, recortes de cinco peças publicitárias
foram analisados na perspectiva da semiótica peirceana e sob o olhar construído com Kristeva (1994) e Todorov (2005; 2010) para a questão do estrangeiro; Bergson (2001), Propp (1992) e Alberti (1999) para a comicidade; Lipovetsky (2007; 2011), Citelli (2007), Trindade (2012), Maffesoli (2001; 2008), Baudrillard (2004) e Santaella e Nöth (2010) para a publicidade, bem como Bauman (2005) para tratar do processo de construção da identidade nacional. Entre os resultados, destacamos que a comicidade bem-vinda à publicidade é a que se vale de certos objetos do riso que provocam o riso bom, capazes de transgredir a ordem social e cultural, mas respeitando limites, ou seja, a publicidade que apresenta a problemática da alteridade de forma sutil, suavizando embates. A pesquisa é relevante por considerar a publicidade, via comicidade, potencialmente adequada para desencadear reflexões sobre conflitos de ordem política e social impostos pelo contato entre coletividades que se identificam também por sua alteridade umas em relação às outras, bem como, com isto, levar as marcas ou produtos a propor sentidos e valores.
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Publicado
20-12-2013
Como Citar
DE ARAUJO, Marina Rosa Martins. Publicidade e comicidade: Identidades nacionais em cena. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1779. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
DISSERTAÇÕES
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