A comunicação intercultural na internacionalização de empresas brasileiras na China
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como se dão as trocas da cultura empresarial contemporânea entre oriente e ocidente, especificamente entre Brasil e China, tendo como base o caso de uma empresa. Nossa pesquisa, por utilizar uma empresa concreta e atuante no mercado, fica impedida de citar sua razão social ou nomefantasia, em sendo assim, optamos por nomeá-la empresa Alpha. A atenção dedicada à China neste trabalho se justifica pela relevância estratégica deste mercado dentro do contexto mundial. A China é hoje o maior mercado do mundo e, também, o principal parceiro do Brasil nas transações internacionais. Estar presente neste mercado é questão de sobrevivência para as empresas brasileiras. Mas, instalar-se na China, requer uma preparação envolvendo diversos aspectos que garantirão o sucesso, ou ao contrário, perdas de grande monta em função desse
desconhecimento. Obter sucesso nos negócios e no relacionamento com os chineses passa, necessariamente, por conseguir se comunicar e também compreender a dinâmica da cultura local em sua confluência com os novos tempos e exigências, visto que no processo de comunicação temos as trocas culturais. Também focalizamos a China como país receptor das empresas devido ao baixo custo de produção, um mercado quase inexplorado por estas e com milhões de potenciais consumidores. Os objetivos específicos relacionam-se do porquê muitos empreendimentos correm o risco de falhar, quando procuram se expandir através das fronteiras culturais, e por que motivo muitos funcionários expatriados desistem do programa de transferência para a China. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa será a qualitativa, através de intensa pesquisa bibliográfica para o enriquecimento do trabalho e quantitativa, através de entrevistas com executivos com experiência no mercado da China.
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Publicado
20-12-2013
Como Citar
PERES, Sérgio de Almeida Cid. A comunicação intercultural na internacionalização de empresas brasileiras na China. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1785. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
DISSERTAÇÕES
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