Gestão, comunicação e meio ambiente: roteiros de charme e as novas perspectivas da comunicação organizacional para o Rio Grande do Norte

Autores

  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar
  • Alipio Ramos Veiga Neto Universidade Potiguar
  • Fernanda Fernandes Gurgel Universidade Potiguar
  • Manoel Pereira da Rocha Neto Universidade Potiguar

Resumo

Falar em comunicação verde representa para as instituições uma questão de estratégia competitiva em todas as áreas, marketing, relações humanas, inovação, eficiência e desenvolvimento de produtos. Saber como as ações de educação ambiental estão sendo construídas e formuladas para os colaboradores, e se estão sendo utilizadas como instrumento de aprimoramento e suporte aos funcionários mais preocupados e comprometidos com o nosso ecossistema passa a ser algo fundamental. Este contexto é tratado aqui por meio do estudo de hotéis do RN vinculados à Associação Roteiros de Charme, que traz nas origens a excelência no empreendimento aliada à preservação e valorização do meio ambiente, promovendo uma consciência nas atividades hoteleiras ambientalmente pertinentes. A importância desse trabalho revela-se por meio da emergente discussão sobre a divulgação de práticas ambientais em empresas hoteleiras de diversos portes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Possui Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior na Universidade Potiguar e é graduada em Comunicação Social e Letras pela UFRN. Atualmente é colaboradora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, professora titular da Escola de Gestão UnP e Editora da revista Connexio (vinculada ao mestrado em Administração Unp). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Gestão, Educação, Linguagens, Crítica da Mídia, Publicidade, Empreendedorismo e Inovação.

Alipio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

Pesquisador do comportamento do consumidor , mídias sociais , marketing verde , inovação e estratégias de negócios baseadas em behaviorismo radical e abordagens da psicologia evolutiva .

Fernanda Fernandes Gurgel, Universidade Potiguar

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Doutorado em Psicologia Social pela UFRN / UFPB, com estágio na Universidade Complutense de Madri (Espanha). Experiência na área de Psicologia Organizacional e Segurança no Trabalho. Participante, desde 2006, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP - GT Psicologia Ambiental). Professora do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar (UnP) e pesquisadora associada do grupo de pesquisa Inter-ação Pessoa-Ambiente (UFRN).

Manoel Pereira da Rocha Neto, Universidade Potiguar

Possui doutorado (2005) e mestrado em Educação (2002) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999); Atualmente é pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN; Professor da Universidade Potiguar (UnP), na área de Comunicação (Jornalismo, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda e professor colaborador do Mestrado Profissional de Administração da UnP (Conceito 4). Tem experiência na área de Educação, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Crítica da Mídia, História do Jornalismo) Gênero, Educação, Educomunicação e Gestão.

Publicado

05-06-2014

Como Citar

BARRETO, Laís Karla da Silva; VEIGA NETO, Alipio Ramos; GURGEL, Fernanda Fernandes; DA ROCHA NETO, Manoel Pereira. Gestão, comunicação e meio ambiente: roteiros de charme e as novas perspectivas da comunicação organizacional para o Rio Grande do Norte. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 2, n. 3, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1828. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS