A produção humorística brasileira publicada na revista MAD

Autores

  • Roberto Elíseo dos Santos
  • Waldomiro Vergueiro

Resumo

Publicada desde 1952 nos Estados Unidos, a revista MAD emprega recursos da metalinguagem e da intertextualidade para satirizar criticamente a sociedade e a mídia. Este trabalho discute a importância desta publicação no campo das histórias em quadrinhos e do humor gráfico pela trajetória da edição brasileira desse produto midiático impresso, lançada em 1974. O objetivo desta pesquisa, qualitativa e de nível exploratório, foi identificar as temáticas abordadas pelos artistas brasileiros. Para tanto, foi realizado um levantamento documental e a análise de conteúdo que utilizou o referencial teórico da semiologia de linha francesa. O estudo propõe que a preocupação dos autores brasileiros em utilizar a realidade nacional como foco do humor foi a grande razão do sucesso e longevidade dessa revista no país. O ineditismo do objeto de estudo (a produção humorística nacional editada na revista MAD) justifica a importância da investigação científica empreendida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

dos Santos, R. E., & Vergueiro, W. (2015). A produção humorística brasileira publicada na revista MAD. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 3(5). Recuperado de https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2215

Edição

Seção

ARTIGOS - Outras Perspectivas