A produção humorística brasileira publicada na revista MAD
Resumo
Publicada desde 1952 nos Estados Unidos, a revista MAD emprega recursos da metalinguagem e da intertextualidade para satirizar criticamente a sociedade e a mídia. Este trabalho discute a importância desta publicação no campo das histórias em quadrinhos e do humor gráfico pela trajetória da edição brasileira desse produto midiático impresso, lançada em 1974. O objetivo desta pesquisa, qualitativa e de nível exploratório, foi identificar as temáticas abordadas pelos artistas brasileiros. Para tanto, foi realizado um levantamento documental e a análise de conteúdo que utilizou o referencial teórico da semiologia de linha francesa. O estudo propõe que a preocupação dos autores brasileiros em utilizar a realidade nacional como foco do humor foi a grande razão do sucesso e longevidade dessa revista no país. O ineditismo do objeto de estudo (a produção humorística nacional editada na revista MAD) justifica a importância da investigação científica empreendida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














