A imagem midiática dos padrões estéticos nos fenômenos de adultescência e infantescência
Resumo
Este artigo tem como finalidade discutir a imagem midiática dos padrões estéticos, atribuída aos meios de comunicação, em especial, à publicidade, muito explorada na contemporaneidade, que consumimos vorazmente todos os dias. Trata-se do padrão estético infanto-juvenil, glamourizado no discurso e nas estratégias publicitárias, que atingem as faixas etárias, no intuito de expandir as fronteiras do consumo. Neste sentido, diversas produções publicitárias e diferentes produtos visuais, como é o caso de catálogos, folhetos, flyers e outdoors em que a imagem é construída intencionalmente como produto de consumo, recaem nos fenômenos adultescentes e infantescentes. Muitos são os produtos e marcas, a exemplo da Hering e Lilica &Tigor, aqui selecionadas para este estudo, que condicionam os apelos à glamourização da juventude, respondendo aos anseios do capital. Tais fenômenos em muito contribuem para as características da sociedade de consumo, em que tudo vira mercadoria, na tentativa de construir significados associados aos jovens, numa espécie de cultura juvenil, para que estes se tornem a expressão de valor e o estilo de vida aceito na contemporaneidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-06-2015
Como Citar
CONTRERA, Malena Segura; AIELLO, Carlos Henrique. A imagem midiática dos padrões estéticos nos fenômenos de adultescência e infantescência. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2256. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.