Futebol, ideologia e cultura de massa: repensando a perspectiva crítica
Resumo
Neste artigo, busco refletir sobre as consequências lógicas e sociais de algumas análises do futebol inspiradas nas perspectivas críticas de Louis Althusser, Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, a fim de abrir caminho para um enfoque mais construtivo. Para tanto, apoio-me nas análises desenvolvidas por John B. Thompson sobre as obras desses autores. Começo problematizando o papel integrador e unificador do futebol e a noção de declínio do indivíduo-torcedor. Em seguida, argumento que é preciso repensar o papel e os modos de operação da ideologia no universo do futebol, indicando a pertinência da noção de ideologia formulada por Thompson para a compreensão das relações entre sentido e dominação nesse universo específico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














