A academia, a comunicação e a compreensão. Saberes plurais em roda de conversa

Autores

  • Dimas Künsch FACASPER

Resumo

A obra renascentista A Escola de Atenas é revisitada neste texto numa perspectiva diferente da que nos chega ordinariamente pelo estudo de seus múltiplos e complexos significados estéticos, históricos e filosóficos. Trabalha-se com a ideia de que essa maravilha da Alta Renascença serve como metáfora para um pensamento compreensivo aplicado ao campo da Comunicação. O recurso livre à metáfora e a escolha do ensaio, com suas promessas e seus limites, se adequam bem ao método compreensivo. Ao deixar sua mensagem gravada em uma das paredes da biblioteca do pontífice romano nos primeiros anos do século XVI, o jovem Raffaelo Sanzio brinca compreensivamente com o tempo, os personagens e os saberes, propondo uma ampla roda de conversas sobre o conhecimento, baixo à proteção dos deuses Apolo e Minerva. O princípio epistemológico da complementaridade dos opostos serve-nos como base para a proposta compreensiva esboçada no texto que segue.

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Publicado

09-12-2016

Como Citar

KÜNSCH, Dimas. A academia, a comunicação e a compreensão. Saberes plurais em roda de conversa. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 4, n. 8, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2811. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Conferência em Comemoração aos 10 anos do Programa de Pó-Graduação em Comunicação e Cultura