A academia, a comunicação e a compreensão. Saberes plurais em roda de conversa
Resumo
A obra renascentista A Escola de Atenas é revisitada neste texto numa perspectiva diferente da que nos chega ordinariamente pelo estudo de seus múltiplos e complexos significados estéticos, históricos e filosóficos. Trabalha-se com a ideia de que essa maravilha da Alta Renascença serve como metáfora para um pensamento compreensivo aplicado ao campo da Comunicação. O recurso livre à metáfora e a escolha do ensaio, com suas promessas e seus limites, se adequam bem ao método compreensivo. Ao deixar sua mensagem gravada em uma das paredes da biblioteca do pontífice romano nos primeiros anos do século XVI, o jovem Raffaelo Sanzio brinca compreensivamente com o tempo, os personagens e os saberes, propondo uma ampla roda de conversas sobre o conhecimento, baixo à proteção dos deuses Apolo e Minerva. O princípio epistemológico da complementaridade dos opostos serve-nos como base para a proposta compreensiva esboçada no texto que segue.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.