Teoria do Meio como alternativa para pesquisas em Comunicação:
uma abordagem introdutória
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n9p112-127Resumo
Aplicações da Teoria do Meio estão sendo debatidas por pesquisadores da área de Comunicaçãohá pelo menos 15 anos, haja vista que os primeiros estudos desse viés de pesquisa apontam para os trabalhos de Innis (1951). Muito criticada por seu caráter determinista, a teoria passou a ser revisitada com o advento das ferramentas digitais, já que debate, substancialmente, o papel do meio como transformador social. Mas, apesar de sedimentada no âmbito teórico, seus estudos não dispõem de uma metodologia sistematizada. Por esse motivo, este artigo buscou, a partir da leitura detalhada dos estudos dos representantes mais conhecidos dessa corrente, entre eles Innis (1951), McLuhan (1967), Meyrowitz (1998), Postman (1994), Einsenstein(1998), Sousa (2009) e outros, organizar as metodologias mais comumente usadas pelos teóricos desse campo de conhecimento. A proposta tem por finalidade oferecer um copilado de aplicações e quem sabe um primeiro modelo de pesquisa para quem quiser se arriscar em investigações nessa área.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














