Empreendedorismo Social LGBT
como a formação de redes e iniciativas colaborativas pode atuar na resolução de dilemas sociais baseados em sexualidade e identidade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n10p179%20-%20193Resumo
Se foi através do consumo que o público LGBT pode expressar suas identidades, ainda são escassos os trabalhos que exploram a convergência entre práticas de mercado e questões de sexualidade e identidade de gênero. Frente a persistente estigmatização social enfrentada por LGBTs cabe pensar de que forma o consumo pode auxiliar na resolução de seus dilemas sociais. É na associação do empreendedorismo com o público LGBT, que este trabalho objetiva: (1) definir a atuação do empreendedorismo social, para (2) compreender como iniciativas empreendedoras podem atuar em questões de sexualidade e identidade de gênero. Por meio de uma revisão bibliográfica, o trabalho busca fundamentar teoricamente o empreendedorismo de cunho social e identificar os dilemas sociais do público LGBT. No intuito de coordenar teoria e prática apresenta-se como estudo de caso o projeto “ABC do LGBT”. Do objeto de estudo analisa-se os pontos chave de sua estruturação - com uso da ferramenta CANVAS, em busca de possíveis conexões entre os temas teóricos apresentados. Foi identificada a necessidade de uma maior transversalidade das práticas mercadológicas de cunho social e os desafios metodológicos da aplicação de tais modelos em iniciativas voltadas para as questões de sexualidade e identidade de gênero. Entre as conclusões destaca-se a importância do estabelecimento de redes de parcerias e iniciativas colaborativas forte o suficiente para gerar engajamento tanto no grupo de trabalho em si - no estabelecimento do negócio, quanto da sociedade como um todo - na percepção do benefício gerado pela iniciativa e sua relevância.
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