Empreendedorismo Social LGBT

como a formação de redes e iniciativas colaborativas pode atuar na resolução de dilemas sociais baseados em sexualidade e identidade de gênero

Autores

  • Felipe Petik Pasqualotto UFSV
  • Patrícia de Sá Freire UFSC
  • Marília Matos Gonçalves UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n10p179%20-%20193

Resumo

Se foi através do consumo que o público LGBT pode expressar suas identidades, ainda são escassos os trabalhos que exploram a convergência entre práticas de mercado e questões de sexualidade e identidade de gênero. Frente a persistente estigmatização social enfrentada por LGBTs cabe pensar de que forma o consumo pode auxiliar na resolução de seus dilemas sociais. É na associação do empreendedorismo com o público LGBT, que este trabalho objetiva: (1) definir a atuação do empreendedorismo social, para (2) compreender como iniciativas empreendedoras podem atuar em questões de sexualidade e identidade de gênero. Por meio de uma revisão bibliográfica, o trabalho busca fundamentar teoricamente o empreendedorismo de cunho social e identificar os dilemas sociais do público LGBT. No intuito de coordenar teoria e prática apresenta-se como estudo de caso o projeto “ABC do LGBT”. Do objeto de estudo analisa-se os pontos chave de sua estruturação - com uso da ferramenta CANVAS, em busca de possíveis conexões entre os temas teóricos apresentados. Foi identificada a necessidade de uma maior transversalidade das práticas mercadológicas de cunho social e os desafios metodológicos da aplicação de tais modelos em iniciativas voltadas para as questões de sexualidade e identidade de gênero. Entre as conclusões destaca-se a importância do estabelecimento de redes de parcerias e iniciativas colaborativas forte o suficiente para gerar engajamento tanto no grupo de trabalho em si - no estabelecimento do negócio, quanto da sociedade como um todo - na percepção do benefício gerado pela iniciativa e sua relevância.

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Biografia do Autor

Patrícia de Sá Freire, UFSC

Professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/ UFSC (2013). Mestre em EGC/UFSC (2010). Autora de dois livros e mais de 60 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais, periódicos e capítulos de livros, destacando a coautoria de dois capítulos da obra Interdisciplinaridade em Ciência Tecnologia & Inovação contemplada com 2º lugar no Prêmio Jabuti, na categoria Educação no ano de 2011. Por dois anos seguidos 2011 e 2012 foi escolhida como um dos cinco executivos de excelência em Gestão do Conhecimento no Brasil pelo MAKE Award Brasil. Ganhou o primeiro lugar geral do Prêmio de Mérito Acadêmico do Programa de Pós Graduação EGC/UFSC em 2009 e o primeiro prêmio para a área de gestão do conhecimento em 2010. Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC/RJ (1986). É especialista em Marketing pela ESPM/RJ(1987) e em Psicopedagogia pela UCB/RJ (2006). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa ENGIN Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação e pertence aos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e, do KLOM(Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC). É membro do Conselho Editorial do International Journal of Knowledge and Management (IJKEM). O foco das pesquisas, ensino e extensão tem sido Universidade Corporativa em Rede; Engenharia da Integração de ativos do conhecimentos intra organizacional, interorganizacional e entre universidades e empresas, levando-se em consideração as práticas, técnicas e ferramentas de gestão colaborativa para a implantação da Governança do Conhecimento. Estes estudos envolvem constructos como a cultura, liderança e tecnologias interativas; aprendizagem e memória organizacional; ativos intangíveis/capital intelectual, capacidade absortiva, entre outros. Para as Universidades, especificamente, percebendo-a como importantes parceiras da tríplice hélice da inovação, o foco tem sido a inter e transdisciplinaridade; a otimização do processo de produções científicas de qualidade e os programas de extensão para a cocriação e coprodução entre universidade-empresa.

Marília Matos Gonçalves, UFSC

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística (Desenho) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Bacharel em Design – habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto iii da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, design, design gráfico, acessibilidade e moda. Atua nos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e LOGO – Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional.

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Publicado

11-12-2017

Como Citar

PASQUALOTTO, Felipe Petik; FREIRE, Patrícia de Sá; GONÇALVES, Marília Matos. Empreendedorismo Social LGBT: como a formação de redes e iniciativas colaborativas pode atuar na resolução de dilemas sociais baseados em sexualidade e identidade de gênero. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 5, n. 10, 2017. DOI: 10.22484/2318-5694.2017v5n10p179 - 193. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3024. Acesso em: 8 nov. 2024.