Por uma narratologia da ficção televisual
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n9p34-51Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender os desdobramentos da narratologia no âmbito das investigações da televisão por meio de uma revisão crítica de certos estudos já realizados sobre a narrativa televisual. Para tanto, são destacadas três vertentes desses estudos. A primeira delas caracteriza-se por buscar as apropriações realizadas pela televisão de outros formatos narrativos, como o cênico, o literário, o fílmico e o radiofônico. A segunda reúne investigações dedicadas a identificação das especificidades da ficção televisual naquilo que a distingue de outras vias narrativas, destacando, por exemplo, as matrizes da narrativa seriada. A terceira vertente é composta pelos estudos qualitativos da televisão, particularmente, aqueles que deram origem aos termos “televisão de qualidade” (quality TV) e “era(s) de ouro da televisão” (television golden age). Por fim, o artigo propõe uma reflexão acerca dessas abordagens da narrativa televisual de ficção e suas possíveis relações com a narratologia literária e fílmica, posicionado-se a favor de uma perspectiva intermidiática ao inserir a televisão nos estudos da narrativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.