Da sociedade em rede de cabos, para a mobilidade dos devices

perspectivas a partir da pesquisa TIC domicílios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n12p47-61

Resumo

Em 2016 o Brasil apresenta um cenário em que mais da metade da população é usuária da Internet possibilitando novos paradigmas comunicacionais, modelos de negócio e sistemas digitais que surgem dentro e fora da rede. Os dados de acesso das TIC e de Internet são constantemente alvos de políticas públicas por correlacionarem seus dados ao desenvolvimento das nações e à capacidade dos usuários se valerem dessas tecnologias. Eles apontam para a compreensão de um presente que é a combinação entre o passado e expectativas para um futuro. Este artigo propõe analisar a conectividade dos usuários a Internet, pelo dispositivo mobile e as possíveis mudanças das praticas e processos comunicacionais entre si a partir de pressupostos teoricos de Barbosa; Hepp e Hasebrink; McLuhan, McQuail e Castells. Para o cumprimento do objetivo proposto, utilizou-se uma abordagem longitudinal baseada na coleta de dados de caráter qualitativo por meio da base de dados quantitativos das pesquisas: TIC Domicílios 2014 e 2015; Reuters Institute - Digital News Report 2016; Febratel 2016; da observação empírica do ambiente digital e suas interações. Os resultados apontaram que os usuários com a adoção de novos processos comunicacionais potencialmente se estimulam ou abreviam ocasionais práticas como atores sociais pela adoção da tecnologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Moisés Cardoso, UTP / Doutorando

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (UTP). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB), pós-graduado em Novas Mídias (FURB). Publicitário e jornalista, professor no curso de Publicidade e Propaganda (FURB e FAMEG). É integrante dos Grupos de Pesquisa: JOR XXI (PPGCom/UTP) e Estudos Midiáticos Regionais (FURB).

  • Tarcis Prado Junior, UTP / Doutorando

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (UTP). Mestre (UTP) e Relações Públicas (UMESP). Docente nos cursos de Comunicação e Marketing (UTP). É integrante do JORXXI - Jornalismo no Século XXI - PPGCom/UTP

  • Franco Iacomini Junior, UTP / Doutorando

    Doutorando Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (UTP). Jornalista e docente na Faculdade Fidelis. É integrante do JORXXI - Jornalismo no Século XXI - PPGCom/UTP.

Downloads

Publicado

05-09-2018

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS

Como Citar

Da sociedade em rede de cabos, para a mobilidade dos devices: perspectivas a partir da pesquisa TIC domicílios. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 6, n. 12, 2018. DOI: 10.22484/2318-5694.2018v6n12p47-61. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3036. Acesso em: 13 dez. 2025.