Corpo, mídia e identidade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n11p91%20-%20106Resumo
O presente artigo pretende promover uma reflexão sobre o discurso dos sujeitos transexuais no arquivo jornalístico/midiático, investigando as diferentes formas de subjetivação que transparecem nesse discurso. O corpus investigado reúne discursos coletados de reportagens sobre os sujeitos transexuais, veiculadas em portais de jornalismo on line. Como dispositivos teóricos e metodológicos, mobilizamos conceitos de sujeito, língua e ideologia da Análise de Discurso de linha francesa, fundamentada por Michel Pêcheux. Pretendemos demonstrar, através de nosso gesto de interpretação, de que forma as posições de sujeito jornalista e sujeito transexual se articulam de forma heterogênea no discurso. Ainda assim, como efeito de conclusão, é possível entender que há a constituição de uma distinta concepção de corpo, que nos permite pensar na instauração de diferentes concepções de identidade para os sujeitos desse discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.