Identidade de Gênero

Percursos De Resistência No Trabalho Tido Como Masculino

Autores

  • Julice Salvagni Unisinos
  • Marília Veríssimo Veronese Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Marina Guerin Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n10p162-%20178

Resumo

O presente artigo põe-se a pensar como o corpo e o gênero no trabalho podem impulsionar transgressões por meio das performances. O gênero é entendido como categoria social central para a formação identitária, assim, a identidade de gênero diz respeito às simbologias e espaços que são referentes ao sexo biológico, tendo no corpo um papel de marcação das atribuições normativas. O corpo se torna uma extensão do gênero e é pensado como um constructo individual, coletivo e social, diretamente relacionado em seu sentido biológico e material. A relação entre corpo e gênero é central na análise das performances e as vivências das mulheres trabalhadoras, já que descortina importantes relações de poder e dominação. Esta pesquisa qualitativa de estudo de casos múltiplos, coletou entrevistas individuais e utilizou-se a análise de discurso como método de produção de sentidos enfatizando uma abordagem de cunho semântico. Resultados indicam que as mulheres costumam representar o que elas mesmas chamam de ‘personagem masculino’, o que compreende uma gama de comportamentos e expressões vinculadas ao universo simbólico do homem, que vão desde a roupa usada no horário de trabalho, até a forma de abordar determinados assuntos. Assim, elas propositalmente encenam outra forma de se relacionar com aquele espaço de trabalho em uma busca de aceitação, rompendo o estigma de que a mulher é frágil e incapaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julice Salvagni, Unisinos

 Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Pós-doutora – CAPES/PNPD -no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Marília Veríssimo Veronese, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Marina Guerin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Downloads

Publicado

11-12-2017

Como Citar

SALVAGNI, Julice; VERONESE, Marília Veríssimo; GUERIN, Marina. Identidade de Gênero: Percursos De Resistência No Trabalho Tido Como Masculino. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 5, n. 10, 2017. DOI: 10.22484/2318-5694.2017v5n10p162- 178. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3067. Acesso em: 28 mar. 2024.