Corpos, agressões e textos verbo-visuais
a violência contra a mulher que desliza entre as capas da revista Tpm e do jornal Super Notícia
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n11p61%20-%2075Resumo
O presente artigo se dedica a analisar uma capa do jornal diário Super Notícia e uma capa da revista "feminina" Tpm, que parecem apontar, a princípio, para um mesmo referente: a violência contra a mulher. A partir da discussão de cultura visual, constituída por textos verbais e não verbais (ABRIL, 2007; 2013), e da noção de dispositivo midiático como forma de organizar o mundo e propor realidades (ANTUNES; VAZ, 2006), indagamos o modo como tal violência é mais ou menos reconhecida nesse processo de referencialização. A análise indica uma possível e improvável aproximação entre essas textualidades, com a produção de mecanismos que sugerem a reiteração nessas capas de modos de violência contra a mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














