Publicidade Tombamento

expressões da “geração tombamento” em anúncios contraintuitivos para o empoderamento de negras e negros brasileiros

Autores

  • Angelica M. Souza Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (ECA/USP)
  • Francisco Leite Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (ECA/USP)
  • Leandro Leonardo Batista Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (ECA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n11p37%20-%2060

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre como a publicidade tem se apropriado das expressões da chamada “geração tombamento”, esta entendida como um movimento que se apoia na valorização da estética como ato político. O objetivo é introduzir uma reflexão acerca do modo como as expressões desse movimento estão sendo inseridas em narrativas publicitárias, como os anúncios contraintuitivos, colaborando para o deslocamento de estereótipos tradicionais negativos associados aos negros e negras brasileiros, contribuindo para o empoderamento social. A metodologia utilizada neste trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória, a qual atende um levantamento bibliográfico com exemplificações de anúncios brasileiros.

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Biografia do Autor

Angelica M. Souza, Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Publicitária formada pela ECA/USP, com experiência em marketing de bens de consumo, na Unilever, e negócios de impacto social com foco étnico-racial no mercado de trabalho, pela consultoria de engajamento Santo Caos. Foi embaixadora da USP, representando a universidade em Escolas Estaduais da periferia de SP. Contato com o autor: angelica.moreira.souza@usp.br.

Francisco Leite, Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com estágio doutoral (CAPES), na Itália, na Università degli Studi di Trento e Università di Bologna. É professor no curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Pesquisa de Mercado em Comunicações da ECA-USP. Pesquisador associado do C4 - Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da mesma instituição. Autor de Publicidade contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação (Appris, 2014). Contato com o autor: fcoleite@usp.br.

Leandro Leonardo Batista, Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Doutor em Comunicação Social pela University of North Carolina (EUA). Professor de graduação e pós-graduação da ECA-USP. Pesquisador lí­der do C4 - Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Contato com o autor: leleba@usp.br.

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Publicado

05-05-2018

Como Citar

SOUZA, Angelica M.; LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo. Publicidade Tombamento: expressões da “geração tombamento” em anúncios contraintuitivos para o empoderamento de negras e negros brasileiros. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 6, n. 11, 2018. DOI: 10.22484/2318-5694.2018v6n11p37 - 60. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3086. Acesso em: 3 jul. 2024.