A heteronormatividade na mídia esportiva

a virilidade no discurso do programa Jogo Aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n13p85-101

Resumo

Este artigo pretende compreender como o discurso do programa Jogo Aberto, veiculado na Rede Bandeirantes, abordou e debateu situações relacionadas a atitudes homoafetivas entre atletas de Palmeiras e Corinthians em 2013, ano que antecedeu a Copa do Mundo e que o debate sobre temas relacionados ao futebol estavam em evidência. Foi utilizada a análise de discurso crítica com base em dispositivos analíticos apresentados por Dijk (2015), que permitiu identificar construções narrativas do programa que contribuíram para a propagação de preconceitos e estereótipos sobre homossexuais com base no estudo da estrutura da superfície discursiva e do contexto social dos interlocutores do programa, formados basicamente por ex-atletas. Também foram utilizados dispositivos analíticos de ressalvas que apresentavam aspectos positivos sobre os participantes do programa e negativos sobre os homossexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Rodrigues Lemes, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás.

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, Universidade Federal de Goiás

Doutoura e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás - UFG. 

Downloads

Publicado

17-12-2018

Como Citar

LEMES, Luiz Fernando Rodrigues; TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. A heteronormatividade na mídia esportiva: a virilidade no discurso do programa Jogo Aberto. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 6, n. 13, 2018. DOI: 10.22484/2318-5694.2018v6n13p85-101. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3197. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS