A heteronormatividade na mídia esportiva

a virilidade no discurso do programa Jogo Aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n13p85-101

Resumo

Este artigo pretende compreender como o discurso do programa Jogo Aberto, veiculado na Rede Bandeirantes, abordou e debateu situações relacionadas a atitudes homoafetivas entre atletas de Palmeiras e Corinthians em 2013, ano que antecedeu a Copa do Mundo e que o debate sobre temas relacionados ao futebol estavam em evidência. Foi utilizada a análise de discurso crítica com base em dispositivos analíticos apresentados por Dijk (2015), que permitiu identificar construções narrativas do programa que contribuíram para a propagação de preconceitos e estereótipos sobre homossexuais com base no estudo da estrutura da superfície discursiva e do contexto social dos interlocutores do programa, formados basicamente por ex-atletas. Também foram utilizados dispositivos analíticos de ressalvas que apresentavam aspectos positivos sobre os participantes do programa e negativos sobre os homossexuais.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Rodrigues Lemes, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás.

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, Universidade Federal de Goiás

Doutoura e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás - UFG. 

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Publicado

17-12-2018

Como Citar

LEMES, Luiz Fernando Rodrigues; TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. A heteronormatividade na mídia esportiva: a virilidade no discurso do programa Jogo Aberto. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 6, n. 13, 2018. DOI: 10.22484/2318-5694.2018v6n13p85-101. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3197. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS