A heteronormatividade na mídia esportiva
a virilidade no discurso do programa Jogo Aberto
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n13p85-101Resumo
Este artigo pretende compreender como o discurso do programa Jogo Aberto, veiculado na Rede Bandeirantes, abordou e debateu situações relacionadas a atitudes homoafetivas entre atletas de Palmeiras e Corinthians em 2013, ano que antecedeu a Copa do Mundo e que o debate sobre temas relacionados ao futebol estavam em evidência. Foi utilizada a análise de discurso crítica com base em dispositivos analíticos apresentados por Dijk (2015), que permitiu identificar construções narrativas do programa que contribuíram para a propagação de preconceitos e estereótipos sobre homossexuais com base no estudo da estrutura da superfície discursiva e do contexto social dos interlocutores do programa, formados basicamente por ex-atletas. Também foram utilizados dispositivos analíticos de ressalvas que apresentavam aspectos positivos sobre os participantes do programa e negativos sobre os homossexuais.
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