Amazônia e o poder simbólico das ONGs transnacionais

análise dos sentidos discursivos nos textos institucionais do Greenpeace e WWF

Autores

  • Jonas da Silva Gomes Jr UFAM

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n12p29-46

Resumo

Este trabalho analisa diferentes aspectos do poder simbólico nos discursivos das ONGs Greenpeace e WWF sobre a Amazônia. Utilizou-se a Análise do Discurso da linha francesa como eixo teórico-metodológico, sendo empregada para examinar o movimento interno dos textos, não-ditos, questões ideológicas, saliências ou apagamentos, reveladores dos posicionamentos dos sujeitos enunciadores. Durante o processo de análise discursiva de cinco textos diferentes, notou-se que os sentidos de Amazônia efetivam-se por meio de diversas formas de poder simbólico. Os resultados da pesquisa apontam que as ONGs Transnacionais Ambientalistas Greenpeace e WWF, utilizando-se de vários recursos discursivos, buscam demonstrar seu poder simbólico e produzir imagens da Amazônia de acordo com as suas perspectivas de mundo e impor a aceitação globalizada dessa imagem como realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas da Silva Gomes Jr, UFAM

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia e Mestre em Ciências da Comunicação pela pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Marketing Empresarial pelo Departamento de Administração (FES-UFAM) e Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas (UFAM). Também possui graduação em Tecnologia de Produção Publicitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Sua Tese de Doutorado intitulada ?ONGs Transnacionais e os Sentidos de Sustentabilidade Amazônica: imaginário, discurso e poder? conquistou o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional (2017). Atualmente, é professor do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFAM. Tem interesse nos seguintes temas: Sociedade e Cultura Amazônica, Comunicação e Sustentabilidade, Cibercultura, Comunicação Organizacional e Relações Pública

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

GOMES JR, Jonas da Silva. Amazônia e o poder simbólico das ONGs transnacionais: análise dos sentidos discursivos nos textos institucionais do Greenpeace e WWF. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 6, n. 12, 2018. DOI: 10.22484/2318-5694.2018v6n12p29-46. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3216. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS