Aproximações entre o brincar e a religiosidade
uma reflexão a partir do larp
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n12p130-142Resumo
Esse estudo visa observar a relação entre o brincar e a religiosidade, numa pesquisa bibliográfica de caráter ensaístico. Uma vez que o sagrado pode se manifestar através do lúdico, assim como as religiões possuem estruturas que podem ser vistas como originárias do jogo, práticas como o larp (visto enquanto mídia), objeto do estudo, poderiam ser observadas a partir da religiosidade popular. Ressalta-se aqui o desprendimento do viés de qualquer religião específica, ao olhar não apenas ao transcendente, mas também à imanência da religiosidade como edificação de vínculos entre os homens. Observa-se ainda que os larps poderiam ser possíveis tutores de resiliência, papel também presente nas religiões. Encerra ao propor a existência de, no larp, uma criação de áreas transicionais entre o concreto e o imaginário com potencial comunicacional contra-hegemônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.