Mulheres no palco

dispositivos fílmicos em Jogo de Cena e As Canções, de Eduardo Coutinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n13p23-37

Resumo

O artigo discute a utilização de dispositivos fílmicos como uma estratégia narrativa nos documentários Jogo de Cena (2007) e As Canções (2011), do brasileiro Eduardo Coutinho. A investigação parte do conceito de dispositivo com o objetivo de compreender os procedimentos de produção e criação empregados nos filmes analisados e de que forma eles determinam a produção de sentido no filme visto na tela do cinema. Entre os dispositivos utilizados nas produções está o palco de um teatro vazio e o depoimento de mulheres. O artigo se ampara na noção de dispositivo fílmico e na teoria da auto-mise-en-scène, encontrada em Comolli a fim de compreender como construção de sentidos possibilita uma relação entre documentarista e a pessoa filmada.

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Biografia do Autor

Urbano LEMOS JR, ULJR, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente desenvolve pesquisa sobre cinema não ficcional, identidade cultural digitalização de patrimônios imateriais e documentários transmídia. 

Vicente Gosciola, VG, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-doutor pela Universidade do Algarve-CIAC, Portugal. Doutor em Comunicação pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. 

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

LEMOS JR, U., & Gosciola, V. (2018). Mulheres no palco: dispositivos fílmicos em Jogo de Cena e As Canções, de Eduardo Coutinho. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 6(13). https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n13p23-37

Edição

Seção

ARTIGOS - Outras Perspectivas