Mulheres no palco

dispositivos fílmicos em Jogo de Cena e As Canções, de Eduardo Coutinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n13p23-37

Resumo

O artigo discute a utilização de dispositivos fílmicos como uma estratégia narrativa nos documentários Jogo de Cena (2007) e As Canções (2011), do brasileiro Eduardo Coutinho. A investigação parte do conceito de dispositivo com o objetivo de compreender os procedimentos de produção e criação empregados nos filmes analisados e de que forma eles determinam a produção de sentido no filme visto na tela do cinema. Entre os dispositivos utilizados nas produções está o palco de um teatro vazio e o depoimento de mulheres. O artigo se ampara na noção de dispositivo fílmico e na teoria da auto-mise-en-scène, encontrada em Comolli a fim de compreender como construção de sentidos possibilita uma relação entre documentarista e a pessoa filmada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Urbano LEMOS JR, ULJR, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente desenvolve pesquisa sobre cinema não ficcional, identidade cultural digitalização de patrimônios imateriais e documentários transmídia. 

Vicente Gosciola, VG, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-doutor pela Universidade do Algarve-CIAC, Portugal. Doutor em Comunicação pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. 

Downloads

Publicado

17-12-2018

Como Citar

LEMOS JR, Urbano; GOSCIOLA, Vicente. Mulheres no palco: dispositivos fílmicos em Jogo de Cena e As Canções, de Eduardo Coutinho. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 6, n. 13, 2018. DOI: 10.22484/2318-5694.2018v6n13p23-37. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3357. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS