Mulheres no palco
dispositivos fílmicos em Jogo de Cena e As Canções, de Eduardo Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n13p23-37Resumo
O artigo discute a utilização de dispositivos fílmicos como uma estratégia narrativa nos documentários Jogo de Cena (2007) e As Canções (2011), do brasileiro Eduardo Coutinho. A investigação parte do conceito de dispositivo com o objetivo de compreender os procedimentos de produção e criação empregados nos filmes analisados e de que forma eles determinam a produção de sentido no filme visto na tela do cinema. Entre os dispositivos utilizados nas produções está o palco de um teatro vazio e o depoimento de mulheres. O artigo se ampara na noção de dispositivo fílmico e na teoria da auto-mise-en-scène, encontrada em Comolli a fim de compreender como construção de sentidos possibilita uma relação entre documentarista e a pessoa filmada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.