Sonificação da Mídia Locativa

Grade de Três Níveis em Conteúdos Governados por Robôs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p75-94

Resumo

A partir de características da paisagem midiática contemporânea, analisaremos a sonificação da mídia locativa, perpassando por discussões sobre o corpo pós-humano do homo mobilis ampliado (AMAR, 2011), a companhia cibernética dos serviços de auto-rastreamento do “Eu-quantificado” (RETTBERG,2018) e o comportamento esquizofônico de ouvintes nômades pós-digitais (CHATTOPADHYAY, 2014). Sugerimos, por meio da análise de dois objetos (um protótipo e um aplicativo móvel comercial), estratégias para ajudar na redução do ruído informacional moderno e minimizar a implosão de sentidos na colmeia espelhada dos antifatos.

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Biografia do Autor

  • Joao Guilherme de Melo Peixoto, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

    Jornalista e Doutor em Comunicação Social pela UFPE. Pós-doutorando pela Universidad de Navarra (Center for Internet Studies and Digital Life).  Professor dos cursos de Fotografia e Jornalismo e integra o Mestrado em Indústrias Criativas (Universidade Católica de Pernambuco). Pesquisa sobre fotojornalismo, inovação e criatividade.  

  • Luiz Carlos da Costa Júnior, Universidade Católica de Pernambuco

    Doutor em Sociologia Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). 

  • Denny A. F. Costa, Universidade Católica de Pernambuco

    Mestrando do Curso de Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco. 

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Publicado

22-04-2019

Como Citar

Sonificação da Mídia Locativa: Grade de Três Níveis em Conteúdos Governados por Robôs. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 7, n. 14, 2019. DOI: 10.22484/2318-5694.2019v7n14p75-94. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3405. Acesso em: 13 dez. 2025.