O rap na cidade:
O “Quinto Elemento” e as Rodas de Rima do RJ
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p199-219Resumo
O propósito do artigo é mobilizar o conceito de “quinto elemento” da cultura Hip Hop, entendido como arma em potencial contra confinamentos cognitivos e relevante gatilho estético de resistência no ambiente urbano, para investigar a intervenção das Rodas de Rap do Circuito Carioca de Ritmo e Poesia (CCRP) na cidade do Rio de Janeiro. O artigo atesta a dimensão comunitária do rap nas Rodas, definindo-a como resultado da “criatividade social” das "neotribos" que giram no entorno do Hip Hop carioca. Inspirado pela noção de “quinto elemento”, o rap é se apresenta como uma linguagem capaz de produzir um élan comunitário na vida da cidade, a partir de sua música. Assim como em sua origem em NY, quando jovens do sul do Bronx redefiniram suas identidades culturais num espaço urbano violento e empobrecido, o rap, através das Rodas no Rio de Janeiro, segue emergindo com energia e vitalidade para intervir na dinâmica da cidade.
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