Jornalismo
um novo operador do biopoder
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n16p145-162Resumo
Este artigo apresenta pesquisa sobre a relação entre jornalismo e biopoder (técnica de poder que busca produzir corpos economicamente ativos). O objetivo é apurar se o conteúdo veiculado por programas jornalísticos sobre saúde é compatível com o biopoder e se isso torna o jornalismo um operador do biopoder. O trabalho usa análise de conteúdo. Adota o programa Bem Estar, da Rede Globo, como objeto de estudo. A relação entre biopoder e jornalismo deve ser estudada porque, de um lado, há uma técnica de poder que busca reger a vida dos indivíduos, tornando-os mais aptos ao mundo capitalista, e, de outro, há um campo midiático que fala às massas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














