Percursos da semiótica do sensível
subjetividades na leitura e escrita de poemas
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n16p75-97Resumo
O texto intercruza processos de comunicação e linguagem para abordar mediações pedagógicas de Língua Portuguesa relacionadas à construção de sentidos e à produção de textos. A semiótica do sensível (GREIMAS, 2002) é articulada à visão Sociointeracionista do conhecimento (VIGOTSKY, 1995) para fundamentar uma experiência didática com a leitura de poemas no âmbito do Ensino Fundamental. É sugerido que a interpretação e a escrita de textos constituem processos subjetivos e complexos, que transcendem a cognição e a apreensão de regras gramaticais, ativando uma semiótica discursiva e uma gramática de emoções forjadas pelos signos culturais.Downloads
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Publicado
20-12-2019
Como Citar
NÁDIA ARAÚJO NASCIMENTO, Robéria; E SILVA COSTA, Susana Gomes. Percursos da semiótica do sensível: subjetividades na leitura e escrita de poemas. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 7, n. 16, 2019. DOI: 10.22484/2318-5694.2019v7n16p75-97. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3681. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
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