O consumo de ativismo na dinâmica estratégica de campanhas publicitárias
uma abordagem semiótica
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n17p26-49Resumo
Analisamos como o ativismo proclamado pelas marcas trabalha com a discussão sobre o consumo de ativismo e marcas registradas. Quais estratégias de comunicação estão relacionadas ao ativismo da marca? Poucas iniciativas chegam ao primeiro objetivo de agregar boas intenções às suas marcas, uma vez que não seriam diretamente responsáveis pelos problemas que solucionam. Nos procedimentos, usamos a teoria discursiva semiótica de Greimas e Landowski. Como resultado, o desempenho da marca analisada mostra atos do regime do senso de estratégia em seu objeto de valor, que é a adesão, não dispensando, também estrategicamente, o regime de ajuste sensível, que ganha relevância nas relações de identificação, dos valores utópicos. Mais do que nunca, a construção da imagem da marca deve considerar os valores que o enunciado identifica e define subjetivamente, e parece-nos que os designs de identidade de marca nunca estiveram tão próximos dos projetos de identidade do consumidor.
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