O #OBrasilNãoPodeParar e o discurso político na vídeo-propaganda do Governo Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p218-239

Resumo

O presente artigo visa discutir os eixos da comunicação pública e do discurso político e a mídia, no contexto da pandemia da Covid-19, no Brasil, entre março e junho de 2020. O objeto de estudo é a c­ampanha publicitária lançada pelo governo federal, no final de março, com o vídeo-propaganda “O Brasil não pode parar”. A temática é relevante pelo que foi mobilizado em termos de interesse público e pelas estratégias de comunicação governamental. A campanha durou poucos dias no ar – foi retirada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na metodologia, aplicam-se os caminhos da revisão de literatura, da descrição histórica da campanha e da hermenêutica das estratégias da campanha publicitária. São trabalhadas as categorias da comunicação pública, da publicidade e propaganda e da propaganda governamental. Como conclusões, percebem-se a influência da comunicação governamental junto à população, o despropósito da peça em si e a afirmação de discursos através da propaganda governamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Silva Marques, Universidade da Amazônia/UNAMA

Doutor em Ciência Política pela UFRGS. Atualmente, é professor-adjunto da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da FEAPA, em disciplinas como Estudos de Mídia e Política, Políticas Públicas, Marketing Político, Radiojornalismo, entre outras.

Luiz Cezar Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE). Rio de Janeiro: Graal, 1983.

AMADO, Guilherme. Site de Bolsonaro ainda afirma que o 'Brasil não pode parar'. Época, 13 mai. 2020. Disponível em: https://epoca.globo.com/guilherme-amado/site-de-bolsonaro-ainda-afirma-que-brasil-nao-pode-parar-24424716. Acesso em 25 jun. 2020.

BARBON, Júlia; CANCIAN, Natália. Governo prevê ter só um quinto das vacinas de Oxford esperadas para março. Folha de S. Paulo, São Paulo, 04 mar. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/03/governo-preve-ter-so-um-quinto-das-vacinas-de-oxford-esperadas-para-marco.shtml.

Acesso em: 20 dez. 2020.

BERTONI, Estêvão. O impacto da campanha Brasil não pode parar" de Bolsonaro. Nexo, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/03/27/O-impacto-da-campanha-%E2%80%98Brasil-n%C3%A3o-pode-parar%E2%80%99-de-Bolsonaro. Acesso em: 25 dez. 2020.

BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Usos e Significados do Conceito Comunicação Pública. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 6., 1998, Recife, PE. Anais [...]. Recife, PE: Escola Nacional de Administração Pública, 1998.

BRANDÃO, Helena. Introdução à análise do discurso. Campinas: UNICAMP, 2012.

CAMPANHA do governo que vai contra recomendação da Saúde vai custar R$ 4,8 milhões. Gazeta do Povo, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/campanha-o-brasil-nao-pode-parar-contra-oms/. Acesso em: 20 dez. 2020.

CASAROTTO, Camila. O que é Propaganda e como usá-las da melhor forma para o sucesso da sua marca. [S. I.]: Rock Content, 12 ago. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/propaganda/. Acesso em: 20 jun. 2020.

COELHO, Gabriela. Propaganda 'Brasil não pode parar' foi um ato isolado, diz governo ao Supremo. CNN Brasil, Brasília, 23 abr. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/04/23/propaganda-brasil-nao-pode-parar-foi-um-ato-isolado-diz-governo-ao-supremo. Acesso em: 20 jun. 2020.

COVID 19 Painel Coronavírus. [S. I.]: Coronavírus Brasil, 04 mar. 2021. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 28 fev. 2021.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2011.

DAHL, Robert. Poliarquia – participação e oposição. São Paulo: Editora Edusp, 2005.

DUARTE, Jorge; VERAS, Luciara (Org.). Glossário de Comunicação Pública. Brasília: Casa das Musas, 2006.

FONSECA, Cristiane. Accountability social – um instrumento de participação ativa da sociedade na vida pública social. Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos, Brasília, v. 2, n. 1, p. 192-198, jan./jun. 2016.

GOVERNO lança campanha "O Brasil não pode parar". Youtube. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=hQQZE7LQIGk. Acesso em: 20 jan. 2021.

HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

LINDNER, Julia. Planalto lança campanha 'O Brasil não pode parar' contra medidas de isolamento. UOL, 26 mar. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agenciaestado/2020/03/26/planalto-lanca-campanha-o-brasil-nao-pode-parar-contra-medidas-de-isolamento.htm. Acesso em: 20 dez. 2020.

LUCAS, Ángeles, A triste sorte dos presidentes negacionistas da covid-19. El País, 07 jul. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-07-07/a-triste-sorte-dos-negacionistas-da-covid-19.html. Acesso em: 07 jan. 2020.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2011.

MATOS, Heloiza. Comunicação pública, democracia e cidadania: o caso do Legislativo. Líbero, São Paulo, Ano II, n. 3-4, p. 32-37, 1999.

MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda: origens históricas. Cadernos Universitários, Canoas, v. 1, n. 148, p. 51–63, 2004.

PINHO, José Benedito. Comunicação em marketing: Princípios da comunicação mercadológica. 11. ed. Campinas: Papirus, 2012.

RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

SANT’ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

STF ARQUIVA ações contra campanha “OBrasilNãoPodeParar”. UOL, 08 mai. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/05/08/stf-arquiva-acoes-contra-campanha-o-brasil-nao-pode-parar.html. Acesso em: 25 dez. 2020.

TV CIDADE VERDE. Covid 19. Youtube, 2021. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=b7KAP31EqTU. Acesso em: 25 jan. 2021.

VITAL, Danilo. Em liminar, ministro Barroso proíbe campanha “O Brasil não pode parar”. Conjur, 31 mar. 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-mar-31/liminar-barroso-proibe-campanha-brasil-nao-parar. Acesso em: 25 dez. 2020.

Downloads

Publicado

03-05-2021

Como Citar

SILVA MARQUES, Rodolfo; SILVA DOS SANTOS, Luiz Cezar. O #OBrasilNãoPodeParar e o discurso político na vídeo-propaganda do Governo Federal. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 9, n. 20, p. 218–239, 2021. DOI: 10.22484/2318-5694.2021v9n20p218-239. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3972. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS