Da comunicação política ao marketing eleitoral

reflexões sobre estratégias e ferramentas de campanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n21p94-122

Resumo

O presente trabalho pretende fazer uma reflexão teórica e demarcar algumas fronteiras, com o objetivo de contribuir para um melhor entendimento e conceituação a respeito de termos amplamente utilizados em estudos de comunicação política.. Começamos justamente unindo essas duas palavras, buscando estabelecer um entendimento conceitual do que consideramos comunicação política. Em seguida aprofundamos no referencial teórico e fazemos a distinção entre comunicação política e comunicação eleitoral. O mesmo fazemos com os termos marketing político e marketing eleitoral e finalizamos descrevendo teoricamente o que consideramos estratégias de campanha eleitoral e ferramentas de campanha.

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Biografia do Autor

Ricardo Germano Tesseroli, UFPR

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR, na linha de pesquisa de Comunicação Política. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral. Foi professor substituto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Especialista em Comunicação, Política e Atores Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010), Especialista em Comunicação Politica e Imagem pela Universidade Federal do Paraná (2013). Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2005). Organizador dos livros: O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet (2019) e As Eleições Estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV (2019). Entre 2011 e 2018 foi responsável pelas Assessorias de Imprensa da Casa Civil do Paraná, da Secretaria de Governo e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e da Agência Reguladora do Paraná. Tem experiência em Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Jornalismo Político, Comunicação Visual, Teorias da Comunicação e do Jornalismo, Metodologia de Pesquisa, Fotojornalismo, Comunicação Politica/Pública, Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing Político e Eleitoral.

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado na linha de Comunicação Política - Universidad Autónoma Metropolitana - sede Cuajimalpa (UAM-México), com pesquisa sobre propaganda eleitoral de mulheres na América Latina - bolsista Capes. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2016,eleita uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences (EUA). Integrante Comité de Apoyo a Mujeres Líderes, FCD-Espanha. Professora Associada III da Universidade Federal do Paraná na graduação (Publicidade e Propaganda) e no programa de pós-graduação em Comunicação. Atualmente coordena o curso de Publicidade e Propaganda. Pesquisadora de comunicação política, atua na linha de pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos, orientando mestrado e doutorado. Fundadora e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) e autora dos livros "Lula do sindicalismo à reeleição. Um caso de comunicação, política e discurso" (publicado no Brasil e no México) ,"Campañas electorales para mujeres - retos y tendéncias" (publicado no Brasil, no México e na Argentina) , indicado pela Alacop como um dos melhores livros de 2016 e também finalista do melhor livro político de 2018, pela Wapas (EUA). Já publicou mais de 50 capítulos de livros no Brasil e no exterior. Parecerista de diversas revistas acadêmicas, nacionais e internacionais, assim como integrante de conselhos editoriais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Propaganda, atuando principalmente na área de comunicação política e eleitoral. Professora convidada em universidades latinas como Universidad Austral e Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), Universidad Autónoma de Querétaro e Universidad Autónoma Metropolitana (México) e Fundación Ciencias de la Documentación (España). Vice-Presidente da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales

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Publicado

24-08-2021

Como Citar

TESSEROLI, Ricardo Germano; PANKE, Luciana. Da comunicação política ao marketing eleitoral: reflexões sobre estratégias e ferramentas de campanha. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 9, n. 21, p. 94–122, 2021. DOI: 10.22484/2318-5694.2021v9n21p94-122. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3981. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS