Instagram, distanciamento social e condução das condutas
um estudo a partir de duas escolas privadas em Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p285-311Resumo
em tempos de distanciamento social, os usos das redes sociais têm se ampliado, inclusive entre as instituições de ensino que passaram a operar com esses artefatos de outros modos. Assim, o objetivo deste estudo está em discutir algumas estratégias utilizadas por duas escolas da rede privada de Porto Alegre/RS na rede social Instagram. Trata-se de uma análise das publicações das escolas, antes e durante o advento da COVID-19, articulada a dois movimentos de investigação. O primeiro movimento apresenta o aplicativo enquanto materialidade da cultura digital. O segundo movimento analisa as postagens das escolas no Instagram, utilizando-se do referencial teórico dos Estudos Foucaultianos, com destaque à análise de discurso e ao conceito de governamento no sentido da condução das condutas. Os resultados indicam uma mudança de lógica nas publicações, assim como estratégias voltadas à visibilidade e fidelização dos alunos e familiares.
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