Análise das imagens-máscara no documentário musical Rolling thunder revue

a Bob Dylan story by Martin Scorsese

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p17-30

Resumo

O artigo analisa o documentário Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan story by Martin Scorsese, sob o ponto de vista do recorte teórico da filosofia analítica, especialmente de autores Carl Plantiga (1996), Noel Carrol (2005) e John Searle (2002). O conteúdo visual do filme foi classificado em três categorias denominadas imagens-máscara que reúnem as três camadas imagéticas do filme: as imagens-máscara de registro, as imagens-máscara de entrevistas contemporâneas e as imagens, por fim, encadeadas e ressignificadas na sutura do filme como obra final. O objetivo deste estudo é compreender a relação do documentário com conteúdos falsos, a partir das noções de asserção pressuposta ou do fato pressuposto e o conceito de intencionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Leticia Schneider , Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutoranda pelo PPG em Comunicação e Linguagens da UTP – Universidade Tuiuti do Paraná. Jornalista, publicitária e arquiteta formada pela PUCPR, Mestre em Comunicação pela Unisinos, Doutora em Multimeios pela Unicamp. Docente no Curso Técnico em Produção em Áudio e Vídeo do IFPR – Instituto Federal do Paraná.

Referências

CARROL, Nöel. Ficção, não-ficção e o cinema da asserção pressuposta. In: RAMOS, Fernão. Teoria Contemporânea do Cinema. Documentário e narratividade ficcional. Vol. II. São Paulo: Editora SENAC, 2005.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain; SUSSEKIND, Carlos. Dicionario de símbolos: mitos, sonhos, costumes, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1991.

PLANTINGA, Carl R. Rethoric and representation in Nonficion film. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

PLANTINGA, Carl R. Cognitive film theory: an insider´s appraisal. Revue d´études

cinématographiques. Journal of Film Studies, Manchester, v. 12, n. 2, p. 15-37, 2002.

PONECH, Trevor. What is non-ficction cinema? On the very Idea of Motion Picture Communication. Colorado: Westview Press, 1999.

PONECH, Trevor. What is non-ficcionion cinema? In: ALLEN, Richard; SMITH, Murray. Film theory and philosophy. Oxford: Oxford University Press, 1997. p. 202-220.

SEARLE, John R. Intencionalidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Como Citar

SCHNEIDER , Cynthia Leticia. Análise das imagens-máscara no documentário musical Rolling thunder revue: a Bob Dylan story by Martin Scorsese. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 19, p. 17–30, 2020. DOI: 10.22484/2318-5694.2020v8n19p17-30. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4132. Acesso em: 28 mar. 2024.